O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, afirmou em uma coletiva de imprensa, em Brasília, nesta segunda-feira, 18, ao comentar a mudança nos planos de Internet fixa, que é necessário implantar equilíbrio no uso das bandas largas. “É evidente que algum tipo de equilíbrio há de se ter porque, senão, nós teremos o consumidor que consome menos pagando por aqueles que estão consumindo mais”, ressaltou.
Rezende também criticou as pessoas que passam o dia inteiro jogando games online.“Tem gente que adora, fica jogando o tempo inteiro e isso gasta um volume de banda muito grande”, frisou ao falar que estas pessoas prejudicam a qualidade da Internet de pessoas que usam pouca.
Diante da polêmica da redução ou o corte da banda larga fixa para aqueles que ultrapassarem a franquia, a Anatel se mostrou favorável às mudanças de algumas operadoras de telefonia. Segundo a agência, este sistema não vai contra a regulamentação.
Em contrapartida, mesmo com o seu posicionamento, a Anatel não permitiu que as operadoras realizassem cortes de serviços, diminuição da velocidade e a cobrança adicional. Para que as empresas adotassem tais medidas, a agência exige que os clientes sejam notificados de forma clara acerca do consumo pacote, antes de tomar alguma providência.
Redação O POVO Online