Após informar que as franquias de banda larga fixa limitada são uma "possibilidade a ser avaliada", no Nordeste, a partir de 2017, a Vivo cofirmou que os contratos dos clientes GVT e Vivo Fibra iniciados neste mês de abril estarão sujeitos a redução do uso de dados no início do próximo ano. De acordo com a assessoria de imprensa da Telefônica, os planos funcionam em modo "promocional" (sem bloqueio) até o próximo dia 31 de dezembro. A determinação é válida para todo o Brasil.
Por meio de nota, a operadora assegurou que quem adquiriu o serviço GVT ou Vivo Fibra até o útimo dia 1º de abril terá o contrato mantido, com uso da
Internet fixa ilimitada. Os usuários ADSL (ex-Speedy) que compraram o serviço até o último dia 4 de fevereiro também terão preservados os contratos de banda larga fixa ilimitada. Porém, quem contratou o serviço após essa data estará sujeito ao novo contrato.
"Promocionalmente, não haverá cobrança pelo excedente do uso de dados até 31 de dezembro de 2016. À medida que isto vier a ocorrer no futuro, a empresa fará um trabalho prévio educativo, por meio de ferramentas adequadas, para que o cliente possa aferir o seu consumo", concluiu.
O diretor regional da Vivo Nordeste, Renato Pontual, classificou como "justo"
criar regras de uso do serviço. "Permitirá reduzir preços para clientes que utilizam volume de dados abaixo da média e, dessa forma, acabam subsidiando o uso dos 'high users' que hoje pagam valor equivalente a quem consome menos".
Redação O POVO Online