A partir de Novembro 21/10/2014 - 18h39

Operadora Vivo muda forma de cobrar o uso da internet móvel

A mudança vale a partir do dia 6 de novembro, inicialmente para os clientes do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, mas poderá ser estendida para outras regiões nos próximos meses
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Divulgação
Quando o pacote de dados contratado pelo cliente acabar, ele terá que pagar um valor adicional para continuar navegando na internet

A operadora de telefonia Vivo vai mudar a forma de cobrança da internet pelo celular para clientes de pacotes pré-pagos a partir do mês que vem.

Quando o pacote de dados contratado pelo cliente acabar, ele terá que pagar um valor adicional para continuar navegando na internet.

Atualmente, quando a franquia chega ao fim, a velocidade de navegação é reduzida, mas o usuário não tem que pagar a mais.

A mudança vale a partir do dia 6 de novembro, inicialmente para os clientes do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, mas poderá ser estendida para outras regiões nos próximos meses.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta terça-feira, 21, que irá pedir esclarecimentos às prestadoras de telefonia celular sobre possíveis alterações na forma de cobrança da internet móvel.

Segundo a agência, as regras do setor permitem às empresas adotar várias modalidades de franquias e de cobranças, mas o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações determina que qualquer alteração em planos de serviços e ofertas deve ser comunicada ao usuário, pela prestadora, com antecedência mínima de 30 dias.

A Vivo informou que os clientes pré-pagos estão sendo avisados por SMS sobre a mudança.

Depois da mudança, os clientes da Vivo vão receber uma mensagem de texto (SMS) quando o consumo atingir 80% da franquia e outro no momento em que ela acabar. O último aviso virá com a opção de contratação do pacote adicional de 50 MB, que custará R$ 2,99 por sete dias.

O mesmo ajuste deverá ser implementado futuramente para os clientes de planos pós-pagos.

A empresa diz que está trabalhando em ajuste sistêmicos e fará o anúncio sobre a mudança aos usuários com a antecedência necessária.

Segundo a Vivo, o ajuste será feito para atender às necessidades e expectativas dos 53,1 milhões de clientes pré-pagos, que vem usando cada vez mais os pacotes de dados pelo celular, especialmente para acessar redes sociais.

A mudança ainda não vale para os clientes das outras três grande operadoras de telefonia celular do mercado (Claro, TIM e Oi).

ara a TIM, mudanças no formato de tarifação de dados móveis são um movimento natural, em linha com o crescimento contínuo do uso de internet nos celulares, mas a operadora disse que não prevê qualquer ajuste na cobrança, por enquanto, e segue avaliando as diferentes possibilidades.

A Oi disse que considera o fim da velocidade reduzida, aliada ao novo modelo de cobrança por pacotes adicionais, uma tendência mundial, mas não informou se irá adotá-la em breve.

A Claro também não informou se irá mudar a estratégia, mas garantiu que seus clientes podem escolher entre contratar pacotes adicionais ou navegar com a velocidade reduzida depois que a franquia acaba.

A Associação de Consumidores Proteste critica a intenção das operadoras e diz que vai enviar um ofício à Anatel questionando a iniciativa.

Para a entidade, as empresas não podem alterar unilateralmente o contrato para os consumidores que já têm planos de franquia que garantem a continuidade do serviço, ainda que com velocidade reduzida.

“Os maiores prejudicados serão os consumidores que foram iludidos com pretensos planos de acesso ilimitado a internet. É importante verificar no contrato as limitações de velocidade previstas quando o usuário excede a franquia média de dados”, orienta a Proteste. 

 

Agência Brasil

espaço do leitor
Nina Santos 04/04/2015 16:45
Ficamos sempre no prejuízo pq a empresa que deveria manter o plano contratado ate o fim do mês ,Se pago 15mb,quero ter 15 MB ate a virada do mês ..ai vivo já ta chato isso
Nina Santos 04/04/2015 16:45
Ficamos sempre no prejuízo pq a empresa que deveria manter o plano contratado ate o fim do mês ,Se pago 15mb,quero ter 15 MB ate a virada do mês ..ai vivo já ta chato isso
Nina Santos 04/04/2015 16:45
Ficamos sempre no prejuízo pq a empresa que deveria manter o plano contratado ate o fim do mês ,Se pago 15mb,quero ter 15 MB ate a virada do mês ..ai vivo já ta chato isso
kleieder 06/03/2015 10:49
ai isso e uma brincadeira com o consumidor.Isso e brasil.Queria que eles me devolvesse de volta os créditos que eu já paguei e não usei,me sinto um idiota sendo enganado
Patricia Carvalho 03/03/2015 21:45
e minha internet foi cancela sem aviso. o mesmo que A Daniele esta dizendo ai em cima falaram para mim...com todo respeito eu era uma cliente que todo mês recarregava sem falta principalmente por causa da internet agora ficou horrível essa regra! NÃO GOSTEI.
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