cronica 18/09/2017 - 12h48

Depressão

notícia 0 comentários

Depressão

 

Inácio Xavier da Silva Neto 

 

Acordo angustiado. Não consigo lembrar do sonho. Quero chorar, não consigo.O choro fica preso na garganta. Quero gritar, pedir socorro. Tento pegar ônibus, não consigo, tenho medo de ser assaltado. Tenho medo de andar na rua. Não tomo banho, não como, só quero ficar deitado, dormindo, não tenho tempo, não sei qual é o meu tempo, onde estou, o que sou. Estou com câncer, e agora? Quero morrer. Um cigarro, uma cachaça para aliviar o sofrimento, esquecer. Quero morrer, preciso morrer. Vou jogar o carro num poste, pois tenho problemas. Não consigo pagar as contas, o dinheiro da aposentadoria não dá para comprar os remédios. Um amor perdido, um amor proibido. A falta da mãe, a falta do pai, a falta da filha, a falta do filho que já partiram para o campo espiritual. Estou desempregado, a falta de emprego. Sinto dores por todo corpo. Quero morrer, me enterre numa vala qualquer, não avise a ninguém. Estou só, preciso de ajuda, de apoio. Não tenho perspectiva de vida. A vida não me serve mais, não faz mais sentido viver.

Todos nós já devemos ter escutado alguma coisa do tipo acima, do vizinho, da família, amigos, o lamento do solitário, do desesperado, do sem rumo. Só se fala em morte.

Setembro está terminando, mas Setembro Amarelo não deve terminar, tem que continuar, tem que ser todo dia, toda hora todo instante.

Em 2012 foram 11.821 suicídios no Brasil, hoje deve ter aumentado.

A depressão mata, a depressão morre. Temos que ficar atentos ao comportamento de quem está do nosso lado, do vizinho, do amigo, da família, para tentar evitar um suicídio, uma morte. Todos somos responsáveis pelo outro, porque o ouro pode nos ajudar. A morte não é o fim, a morte é apenas o começo. Não sei de quem é esta frase, mas fica registrada.

"A depressão é a imperfeição no amor. Para poder amar, temos que ser capazes de nos  desesperarmos ante as perdas, e a depressão é o mecanismo desse desespero. Quando ela chega destrói o individuo e finalmente ofusca  sua capacidade de dar ou receber afeição. Ela é a solidão dentro de nós que se torna manifesta e destrói não apenas a conexão com outros, mas também a capacidade de estar em paz consigo mesmo. Embora não previna contra a depressão, o amor é o que tranquiliza a mente e protege a si mesma."  Andrew Solomon

"Um mais um é sempre mais que dois." Beto Guedes

"Enquanto estiver dois ou mais juntos, eu estarei presente." Jesus Cristo

Portanto, vamos chegar juntos. A presença é a falta que nos faz

 

 

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

COMO COLABORAR

  • 1

    Participe você também

    Envie sua colaboração para o email: jornaldoleitor@opovo.com.br e seu texto estará no Jornal do Leitor Online

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do O POVO Online

Powered by Feedburner/Google

O POVO Notícias | Jornal do leitor O POVO | Cronicas O POVO