Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
SISTEMA SOCIOEDUCATIVO 26/08/2016 - 17h27

Adolescentes relatam casos de tortura com choque elétrico e afogamento em centro educacional

Os relatos foram colhidos durante as vistorias de membros da Defensoria Pública e do Fórum DCA. O relatório das inspeções foi divulgado nesta sexta
notícia 6 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18847, 'email': 'lucasmota@opovo.com.br', 'nome': 'Lucas Mota'})
Lucas Mota lucasmota@opovo.com.br
DIVULGAÇÃO
Jovens reclamaram de restrições ao acesso à água

Atualizada às 19h50min

Adolescentes internos do Centro Educacional Patativa Do Assaré, no bairro Ancuri, relataram casos de tortura com choque elétrico e afogamento dentro da unidade. Os relatos foram colhidos durante as vistorias de membros da Defensoria Pública e do Fórum Permanente das ONGs de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes do Ceará (Fórum DCA) aos dez centros do sistema socioeducativo de Fortaleza, nos meses de abril e maio deste ano. O relatório das inspeções foi divulgado à imprensa nesta sexta-feira, 26.

O documento traz uma avaliação sobre o cenário do sistema socioeducativo, que já registrou mais 75 episódios conflituosos nas unidades, dentre rebeliões, fugas e motins, e 430 fugas de adolescentes no 1º semestre de 2016. Para os representantes dos órgãos responsáveis pelo relatório, o Centro Educacional Patativa do Assaré é a unidade mais crítica e está numa situação "incontrolável".

"Na visita, 62 adolescentes apresentavam marcas de agressões físicas, numa unidade com pouco mais de 100 internos. É mais da metade com marcas de agressão. Teve relatos de questões graves de tortura, casos de choque elétrico e afogamento, que remetem ao período bizarro do Brasil, da ditadura", comentou a coordenadora do Fórum DCA, Mara Carneiro.

Conforme o relatório, as situações mais graves de insalubridade e de infraestrutura danificada foram registradas, além do Patativa do Assaré, nos Centros Educacionais Dom Bosco e São Miguel. Ainda no Patativa, segundo o levantamento, jovens tiveram que beber água do vaso sanitário, visto que não tinham acesso à água potável.


O defensor público Davi Rolim afirma que as situações de insalubridade são problemas recorrentes na maioria das unidades. Segundo ele, os pontos de escolarização e profissionalização estão precários. Das dez unidades de Fortaleza, apenas duas estariam funcionando de forma adequada, com atividades de educação e esportivas regulares, no caso o Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota e o Centro de Semiliberdade Mártir Francisca.

"Verificamos graves violações dos direitos humanos. Houve relatos de bastante violência, tanto por parte de socioeducadores, quanto como depois do ingresso da Polícia Militar (PM). Há problemas como restrição do acesso à água; irregularidade na distribuição da alimentação e de material de higiene", resumiu o defensor público.

Acompanhamento trimestral
Segundo a coordenadora do Fórum DCA, o objetivo é fazer um acompanhamento trimestral dos centros socioeducacionais para verificar se o gerenciamento da Superitendência do Sistema Socioeducativo, criada em junho deste ano, está surtindo efeitos. "É um momento propício para fazer a avaliação, visto que a Superintendência está funcionando há quase 60 dias. Esse relatório é muito importante, pode ser um marco zero de como está o sistema e como podemos avaliar nos próximos meses, se está ou não trazendo mudanças", relatou Mara.

Inspeções
A comissão responsável pelas inspeções ouviu a direção das unidades, equipe técnica, socioeducadores e adolescentes internos. Foram analisadas as dimensões estruturais, de recursos humanos das unidades, as condições de salubridade e higiene, o direito à saúde, à alimentação, à educação, e às condições de segurança das unidades. O relatório será enviado à Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, ao Conselho Nacional de Justiça, Tribunal de Justiça do Ceará, entre outros órgãos.

Resposta da Superintendência

O Governo do Estado informou que está adotando uma série de medidas para o atendimento adequado dos adolescentes em conflito com a lei, detacando dentre elas a criação da Superintendência Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS).

"Dotada de Corregedoria, o órgão é responsável pela apuração dos casos de negligência, omissão, desídia, abuso de poder, abuso de confiança e incapacidade gestora no âmbito administrativo que importem em atentado à legislação vigente, bem como ao princípio da dignidade da pessoa humana", explicou.

Em nota, a assessoria do Governo informou ainda que a Coordenação de Diretrizes Pedagógicas acompanhou a Defensoria no Centro Socioeducativo Patativa do Assaré e tomou todas as providências para abertura de processos de sindicância. Também disse que registrou Boletins de Ocorrências e realizou exames de corpo de delito, além da comunicação aos órgãos competentes e demais procedimentos cabíveis.

"Deve-se ressaltar que a implantação do novo modelo de gestão pretendido requer grandes esforços, porquanto importam em uma mudança estrutural de cultura e no sistema. Diante disto, a Superintendência Estadual de Atendimento Socioeducativo já iniciou uma série de ações, dentre as quais destaca-se que já no mês de agosto fora realizada a capacitação de 150 socioeducadores das Unidades de Internação, com vistas a implantação de novas rotinas e procedimentos operacionais", completa. 

espaço do leitor
Bob 27/08/2016 21:39
Acho uma desumanidade serem mantidos assim. O certo seria exterminá-los.
PEDRO BATISTA 27/08/2016 15:43
Pela forma nojenta que vcs concebem a política, não tenho dúvida quanto a semelhança com o Neonazismo e neofascismo
O OBSERVADOR 26/08/2016 21:12
BANDIDO QUANTO MAIS CEDO FOR EXTERMINADO MENOS TRABALHO VAI DAR NO FUTURO PARA A POPULAÇÃO DE BEM. NINGUÉM GOSTA DE BANDIDO, A NÃO SER OS "D.H".....E ESSE PAPO DE "VÍTIMAS DA SOCIEDADE" JÁ ERA. NINGUÉM AÍ TÁ NO CRIME POR FALTA DE COMIDA, TÁ POR OPÇÃO, PELA VIDA FÁCIL, TOMANDO DE QUEM TRABALHA. QUE SE LASKE ESSES DELINQUENTES!!!!
Cristiano Lima 26/08/2016 19:37
gente ruim tem que ser tratada assim mesmo !!!
Cristiano Lima 26/08/2016 19:37
gente ruim tem que ser tratada assim mesmo !!!
Ver mais comentários
6
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>