Atualizada às 11h53min de sexta-feira, 22
A Polícia Civil e Militar prendeu seis homens envolvidos em atentados registrados no Ceará, na madrugada desta quarta-feira, 20. Quatro foram presos nas margens da BR-222, na localidade de Genipabu, em Caucaia. Eles estão envolvidos em delitos cometidos contra prédios públicos, transportes coletivos e agentes de segurança. Outros dois suspeitos foram interceptados quando tentavam atacar uma viatura policial, no Eusébio.
Na ação na Caucaia, foram presos Abdias Lourenço da Silva Neto, 41, que responde por crime contra a administração pública; Antônio José Silva dos Santos, 23, o "Pica-pau", que responde por homicídio e crime de violência doméstica e estava com um mandado de prisão em aberto por homicídio; Erberson Rodrigues de Sousa, 21, que responde três procedimentos por roubo e crime de trânsito; e Julio Queiroz da Silva, 31, o "Tróia", que responde cinco procedimentos por homicídio, latrocínio, lesão corporal dolosa, dano e atentado violento ao pudor.
Viatura do Ronda sofre atentado na madrugada deste domingo, 17Associações de policiais pedem a saída dos secretário de Segurança e de Justiça do CearáÔnibus são recolhidos após ataques a coletivos em Fortaleza
Conforme o delegado Raphael Vilarinho, titular da DRF, o grupo foi abordado quando se preparava para realizar mais um ataque. A Polícia já vinha investigando Abdias e Julio Queiroz, que era foragido do Sistema Penitenciário do Ceará, por eles planejarem ataques contra o Estado. "Dos quatro presos, esses dois, além de serem mandantes, juntamente com pessoas que já estão encarceradas, são os principais executores dessas ações criminosas", disse Villarinho.
Com grupo, a Polícia apreendeu uma pistola nove milímetros e dois pacotes de maconha. Os quatro homens foram levados para a sede da DRF, onde foram autuados em flagrante por desacato, tráfico e associação para o tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, resistência, desobediência e associação criminosa. Segundo o delegado Vilarinho, com as investigações em andamento, o grupo pode ser indiciado ainda por tentativa de homicídio devido aos atentados contra os policiais militares, além de dano ao patrimônio público devido aos ataques aos prédios públicos.
Prisão
A família de Abdias questiona a prisão dele e defende que o mesmo não está envolvido com os atentados e outros crimes, pois é taxista e não sabia dos objetos levados pelos clientes. ''O que aconteceu é que esses homens suspeitos de cometerem esses crimes solicitaram o serviço de táxi do meu pai quando estavam passando por Caucaia. Levaram os suspeitos e também meu pai, um homem de família, trabalhador", disse a filha dele.
A Polícia Civil informou que Abdias foi preso em flagrante com os outros homens após encontrar drogas e arma no veículo e, durante a abordagem, nenhum dos suspeitos quis prestar esclarecimentos sobre o envolvimento no caso.
As investigações sobre a participação de cada dos presos nos atentados está em andamento, e o inquérito sobre o crime de tráfico deve ser concluído em até 30 dias. Os quatro continuam detidos porque foram presos por crimes inafiançáveis.
Ação no Eusébio
Francisco Cláudio Pontes de Oliveira, 31, e Antônio Jafson Nascimento Nobre, 29, foram presos no bairro Jabuti, no Eusébio, pela Polícia Militar. A prisão foi realizada após perseguição policial na BR-116, no município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Com eles, os policiais apreenderam um revólver calibre 38, uma pistola 380 e munições. Por meio do celular de um dos suspeitos, a Polícia descobriu que o objetivo da dupla era atacar uma viatura policial.
O carro em que eles estavam também foi apreendido. Ao verificarem o chassi, os policiais constataram que se tratava de um veículo clonado e roubado. Os dois foram encaminhados para a Delegacia Metropolitana do Eusébio, sendo autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídio.
A ação teve início durante um patrulhamento na localidade de Aldeia Parque, no município de Pacajus – Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9), quando a composição da PM avistou um homem em atitude suspeita e parou para abordá-lo. O infrator tratava-se de Nil Hércules Alves de Sousa, 19, que é fugitivo da Cadeia Pública de Pacajus. Ao perceber a chegada da viatura, o criminoso correu para uma residência e conseguiu fugir pelos fundos do local. Dentro da casa, a Polícia apreendeu drogas - 257 gramas de maconha, 27 gramas de cocaína - e um aparelho celular, que auxiliou a localizar os outros dois criminosos.
Redação O POVO Online
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)
Erro: 'data'
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa
Escolha o Widget do seu interesseNewsletter
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016