As associações e sindicatos que representam os profissionais de segurança no Ceará elaboraram documento com sugestões para controle da crise envolvendo a categoria e a violência no Estado. Entre as recomendações, está a substituição dos secretários de Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, e de Justiça e Cidadania, Hélio Leitão.
As sugestões foram entregues ao chefe de gabinete do Governo do Estado, Élcio Batista, na noite de terça-feira, 18. O conteúdo do documento foi divulgado em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira, 19. Segundo o deputado federal Cabo Sabino, que apresentou o material, foi dado um prazo de sete dias para o Governo apresentar soluções, caso não haja, o parlamentar prevê atos públicos.
Além da substituição dos secretários, o documento sugeriu a transferência de líderes de facções criminosas para presídios federais, a instalação de bloqueadores de celulares nas unidades prisionais e a blindagem de, pelo menos, o para-brisa das viaturas. Outra reivindicação foi a presença de quatro policiais em cada viatura, com uso de armas longas.
Redação O POVO Online