[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Justiça determina cobrança fracionada em estacionamentos de Fortaleza | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
PROPORCIONALIDADE 11/06/2015 - 09h07

Justiça determina cobrança fracionada em estacionamentos de Fortaleza

Decisão do ano passado foi restaurada, e desembargador apontou que a Lei Municipal estabelece apenas ''limites proporcionais para a cobrança do serviço''
notícia 3 comentários
Compartilhar

A cobrança de tarifas dos estacionamentos particulares em Fortaleza deverá ser proporcional ao tempo de guarda do veículo, conforme decisão da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) divulgada na quarta-feira, 11. O serviço poderá ser cobrado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e Sindicato das Empresas de Garagens, Estacionamentos e de Limpeza e Conservação de Veículos do Estado (Sindepark) com preço de mercado, mas respeitando a proporcionalidade.

Segundo o TJCE, a decisão restaura a eficácia dos parágrafos 2º, 3º e 4º da Lei Municipal 10.184/2014, que regula o funcionamento dos estacionamentos particulares da Capital. Anteriormente, os parágrafos estavam suspensos por liminar da 10ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, que estava embasada no princípio da livre iniciativa, o direito à propriedade e o artigo 22 da Constituição Federal (competência privativa da União legislar sobre Direito Civil).

O desembargador Teodoro Silva Santos, no entanto, disse que é uma questão de interesse local, e a lei não viola a competência privativa da União em matéria de Direito Civil. "Estamos levando em conta o princípio da função social da propriedade privada, tendo em vista que a lei sob análise impede a cobrança desproporcional de tarifa de estacionamento privado”, frisou.

A decisão apontou ainda que a Lei Municipal estabelece apenas ''limites proporcionais para a cobrança do serviço”. O entendimento do colegiado confirma decisão monocrática do desembargador, proferida em 19 de dezembro de 2014, conforme o TJCE.

Redação O POVO Online

Compartilhar

Veja também

espaço do leitor
Veronica Mendes 12/11/2015 07:50
O motorista do coletivo 10529 simplesmente não para no poto da ondina o ponto do Hotel Aparte em salvador simplesmente temos que ficar no meio da piste para sinalizar e correndo o risco de ser atropelada por outros veículos, resoltando isso ocorre no horário das 07:15 o horário que necessitamos de uma condução digna para chegarmos ao nossos destido diário.
Ricardo 12/09/2015 11:19
O povo ditador não publicou meu comentário... Deve estar achando que tá nos tempos de coronéis ainda tô quase cancelando a minha assinatura!
Ricardo 11/09/2015 20:19
Triste um vereador de uma cidade desse tamanho, com tantos problemas,igual a todas as grandes cidades se preocupar com preço de estacionamento! O Pior é voce ter um prefeito que sanciona uma lei absurda dessas. Ele deveria se preocupar com o lixo os buracos e a amc que é inoperante na cidade de Fortaleza
3
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>