O colorido junino já toma de conta das ruas de Barbalha. A maior festa popular do Nordeste alusiva ao santo casamenteiro, que abre o calendário das comemorações juninas no Ceará, contará com participação de mais de 300 mil pessoas. Neste domingo, 29, o cortejo do Pau da Bandeira faz um percurso de cerca de 6 km.
Este ano, a festa contará com o tronco de uma rama branca, de cerca de 2 toneladas e 25 metros. A segurança durante o percurso do pau da bandeira será reforçada e haverá um cordão de isolamento, onde o público estará mais protegido, além dos próprios carregadores.
A cada parada, as pessoas poderão se aproximar para tocar no mastro da bandeira. Ao seguir rumo à praça, novamente deverão manter distanciamento. Essa medida é um dos aspectos relacionados à segurança para este ano.
O policiamento estará sendo reforçado com mais de 200 homens da Polícia Militar e contratados, além do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) garantindo a tranquilidade dos festejos.
Decoração e expectativa
As cores juninas dos balões e bandeirinhas invadem às ruas principais do Centro de Barbalha, passando pelo corredor principal do cortejo, saindo à rua da Matriz até a histórica igreja do Rosário. Neste domingo, mais de 50 grupos de tradição e cerca de 500 brincantes desfilam com os seus grupos de maneiro-pau, incelenças, penitentes, reisados, quadrilhas, grupos de bacamarteiros, entre outros.
Este ano, a decoração remete às imagens que estarão contado um pouco da história da festa. Uma homenagem à conquista do título de Patrimônio da Cultura Brasileira.
Economia
Os lojistas de Barbalha comemoram este período, como o de maior movimentação no comércio da cidade. O secretário de Cultura da cidade, Antônio de Luna, afirma que há uma expectativa muito boa pela grande movimentação também nos hotéis e restaurantes. “Sem dúvida, temos o melhor período do ano para a economia local”, diz ele.
Grande procissão marca encerramento
Com milhares de pessoas nas ruas de Barbalha, no dia 13, às 16 horas, acontece a procissão de encerramento. Durante o dia serão realizadas celebrações e queima de fogos.
No período de festejos haverá leilões, quermesses e apresentações de grupos folclóricos. Santo Antônio de Pádua abre o ciclo das festas juninas e é bastante venerado no Brasil, conforme o padre Cícero Ferreira. No Brasil, é padroeiro de 478 paróquias e mais de 40 cidades têm o seu nome. A devoção em Barbalha se popularizou bastante.
Amaury Alencar
especial para O POVO Online
Veja também
mais notícias Combustível que seria vendido ilegalmente é apreendido em Barbalha Cinco pessoas são baleadas na festa do Pau da Bandeira em Barbalha Festa do Pau da Bandeira deve receber mais de 300 mil pessoas Família de detento assassinado em Cadeia Pública de Barbalha deve receber indenização Incêndio atinge restaurante de parque em BarbalhaBarbalha - Dados do Município
VER COMPLETODivulgação - Prefeitura de Barbalha
Festa de Santo Antônio: patrimônio cultural brasileiro
JUAZEIRO DO NORTE
Nesta sexta
Sobe para dois o número de mortos em acidente no município d...
Confira mais notíciasSOBRAL
interior do ce
Carga de cerca de duas toneladas de carne bovina é apreendid...
Confira mais notíciasQUIXADÁ
INTERIOR DO CE
Mulher sofre sequestro-relâmpago e tem carro roubado em Quix...
Confira mais notíciasMunicípios
Localização
AMPLIAR MAPABarbalha
Área: 569,508 km² , Altitude: 415,7m
Latitude: 7º 18’ 40’’ , Longitude: 39º 18’ 15’’
Multimídia
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Newsletter
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016