rss
Educação 11/02/2016 - 13h09

Professores cearenses criam canal para ensinar ciência de maneira divertida

Nivanildo de Sousa Mangueira e João ítalo do Reis levaram ao Youtube a metodologia que faz sucesso em Antonina do Norte e em Assaré: experimentos e bom humor
notícia 1 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19044, 'email': 'lucasbarbosaaraujo@opovo.com.br', 'nome': 'Lucas Barbosa'})
Lucas Barbosa lucasbarbosaaraujo@opovo.com.br
Reprodução/Youtube
A abordagem dos professores, garantem, leva a um melhor aprendizado por parte dos alunos

As ciências naturais trazem conceitos de difícil assimilação para muitos alunos do ensino básico. Pensando em fixar melhor o assunto, os professores Nivanildo de Sousa Mangueira, que ensina química, e João ítalo do Reis, físico, além de explanar a parte teórica, costumam apresentar experimentos em sala. Com o método, a dupla fez sucesso na Escola de Ensino Fundamental e Médio Antônio Mota, em Antonina do Norte (Região Centro-Sul do Estado).

Agora, os professores levam à internet a fórmula bem-humorada de ensinar. A dupla estreou nesta quarta-feira, 10, o canal "Ciência sem Pareia" no site Youtube. No primeiro vídeo, a dupla explicou conceitos como energia potencial e energia cinética, através da brincadeira conhecida como lata mágica. Veja abaixo:


A maneira lúdica de ensinar é marca registrada dos professores desde que passaram a lecionar, em meados de 2010. Até 2013, aproximadamente, a dupla mantinha o projeto "Isso é Física", em que faziam vídeos nos mesmos moldes do "Ciência sem Pareia". No entanto, as imagens não eram compartilhadas na internet, somente na escola. O projeto acabou sendo descontinuado com a ida de Nivanildo para a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Antônia Nedina Onofre de Paiva, em Assaré (a 19km de Antonina do Norte).

Neste ano, Ítalo e Nivanildo voltaram com a iniciativa, incentivados pela direção da Escola Antônio Mota, por amigos e ex-alunos. Um destes, Wellington Freitas, de 17 anos, ofereceu-se para filmar as aulas. Ele que, como ex-aluno, é um dos atestantes da eficácia do método. "Eles são professores que não dão aula chata, que dá cansaço, sono. Eles despertam na brincadeira a atenção do aluno, desviando a atenção das conversas", defende Wellington.

"Ter uma experiência para comprovar [a parte teórica] causa uma fixação melhor do conteúdo", diz Ítalo. Uma abordagem "sistemática", sem a irreverência, poderia levar a uma monotonia, "como em toda área da vida, afirma Ítalo. "Quando você mostra de maneira dinâmica, lúdica, tanto o aluno capta mais rápido, quanto ele cria uma aproximação com o assunto", completa Nivanildo. Para ele, os vídeos não servirão apenas para os alunos, mas também para a inspiração de professores. O objetivo agora é levar a metodologias a outras escolas da região, garante Nivanildo.

Saiba mais:
Os professores planejavam uma periodicidade quinzenal na publicação de vídeo, mas o enorme sucesso tido na região os faz publicar a próxima filmagem em um tempo menor. No próximo episódio, Ítalo e Nivanildo falarão sobre eletricidade, mostrando como acender uma lâmpada na mão.

 

Redação O POVO Online

espaço do leitor
Márcio Sousa 11/02/2016 14:20
Parabens pela iniciativa professores, grande guerreiros que de uma forma diferente levam o conhecimento a seus alunos. Parabens ao Jornal o Povo pela matéria!
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Antonina do Norte - Dados do Município

VER COMPLETO

Francisco Fernandes da Silva - ONG Alerta Antonina do Norte

Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua

imgs/canalceara/municipios/antoninadonorte.jpg

Antonina do Norte

CEP:
63570-000
Distância de Fortaleza:
481,88km
Tempo estimado de viagem:
6h01 min
Vias de acesso:
CE-060>375>284>371
Região administrativa:
18
Localização:
microrregião de Várzea Alegre
Municípios limítrofes:
Aiuaba, Assaré, Campos Sales, Saboeiro e Tarrafas

Municípios

Localização

AMPLIAR MAPA

Antonina do Norte

Área: 260,10 km² , Altitude: 366,7m
Latitude: 6º 46’ 30’’ , Longitude: 39º 59’ 21’’

Revistas

Valores do Ceará

Sertão Central e Vale do Jaguaribe

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 2a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 2a Edição

O POVO Cenário

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias de Antonina do Norte

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>