rss
seleção 11/02/2016 - 19h02

Professores de Beberibe reclamam sofrer desvalorização profissional

Os docentes que fazem parte da Coordenadoria de Educação (9º Crede), no município de Beberibe, litoral leste do Ceará, se queixaram de desvalorização profissional na última seleção para professores
notícia 1 comentários
DictSql({'grupo': 'Especial', 'id_autor': 19080, 'email': 'walberdefreitas@opovo.com.br', 'nome': 'Walber Freitas'})
Walber Freitas walberdefreitas@opovo.com.br

A professora de uma instituição de ensino que faz parte da 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (9ª Crede) em Beberibe, que prefere não ser identificada, conta que o processo seletivo para a contratação de professores temporários pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), realizado na 9ª Crede nos últimos dias, "foi o retrato do descaso e da pouca valorização direcionada a esses profissionais”.

Segundo ela, a humilhação retratada por colegas de profissão que se submeteram a esta situação é no mínimo indignante. “Como admitir que nossos pares que estão na linha de frente dessa luta constante em busca de uma sociedade mais digna, justa e igualitária possam passar por este tipo de tratamento que envolve longas esperas em filas, falta de clareza e má educação por parte de alguns funcionários que ali estavam para realização deste processo?”, questiona.

A professora relata ainda que o resultado de tudo isso se mostrou mais cruel quando constatou-se que em "muitos casos, não raro", houve apenas uma troca de professores entre escolas e municípios, o que obriga os professores a se deslocarem todos os dias para outras cidades. “Sendo que antes eram lotados em escolas mais próximas de suas residências. Mais preocupante ainda são casos de colegas que afirmam terem conseguido uma boa colocação e não conseguiram lotação. Diante de tantas indagações, os responsáveis por esta confusão calam-se, afinal são somente professores”, diz.

Em nota, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) informou que o processo de seleção foi regionalizado, ou seja, realizado pela Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (9ª Crede), com o objetivo de atender as 10 escolas regulares que integram a Crede.

Ainda de acordo com a nota, o professor teve a oportunidade de escolher o melhor local de inscrição: Crede ou escola e as entrevistas foram realizadas em pólos de atendimento, sendo um em cada município. A lotação ocorreu na Crede, em horário previamente estabelecido, por áreas de ensino, e conforme edital de convocação.

"Salientamos que os professores foram lotados seguindo, rigorosamente, a ordem de classificação e de acordo com as carências existentes em cada unidade escolar da rede estadual na referida região. Portanto, a ação seguiu os princípios da administração pública exigidos para esse tipo de processo", finalizou a nota.

espaço do leitor
Paulo Jose 12/02/2016 10:24
Não vi desrespeito, ao contrário observei que este ano a seleção realmente respeitou a ordem de classificação em anos anteriores que era escolarizado era só para validar quem já estava nas escolas sem oportunidade de novos professores efetivamente serem selecionados.
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Beberibe - Dados do Município

VER COMPLETO

Talita Rocha - Banco de Dados O POVO

A Cidade tem três usinas eólicas em operação

imgs/canalceara/municipios/beberibe.jpg

Beberibe

CEP:
62840-000
Distância de Fortaleza:
83,3km
Tempo estimado de viagem:
1h02min
Vias de acesso:
CE-040
Região administrativa:
9
Localização:
microrregião de Cascavel
Municípios limítrofes:
Aracati, Cascavel, Fortim, Morada Nova, Ocara, Palhano e Russas

Municípios

Localização

AMPLIAR MAPA

Beberibe

Área: 1.623,891 km² , Altitude: 11,9m
Latitude: 4º 10’ 47’’ , Longitude: 38º 07’ 50’’

Revistas

Valores do Ceará

Sertão Central e Vale do Jaguaribe

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Norte e Serra da Ibiapaba - 2a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 1a Edição

Valores do Ceará

Região Metropolitana e Maciço de Baturité - 2a Edição

O POVO Cenário

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias de Beberibe

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>