29/06/2018 - 18h36

Yokohama, a menina da copa de 2002

notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19155, 'email': 'gabrielserpa@opovo.com.br', 'nome': 'Gabriel Serpa'}
Gabriel Serpa gabrielserpa@opovo.com.br
Arquivo pessoal
Arábia Yokohama 2002/2018

Nascida durante a copa de 1998, Arábia Yokohama Nogueira Araújo ficou conhecida durante o Mundial de 2002, disputado na Coreia do Sul e Japão. A então criança de quatro anos, chamou atenção na época por ter o mesmo nome da cidade onde o Brasil jogaria a final contra a Alemanha e se consagraria pentacampeão mundial. 
 
Apesar de não lembrar muito da Copa de 2002, a estudante de Letras, conta que assistia aos jogos sem áudio, pois não gostava de ouvir o seu nome repetidas vezes durante as transmissões. "Eu sempre perguntava por que estavam falando meu nome. Hoje eu tenho muito orgulho, mas antes eu ficava bastante irritada", relembra. 
 
A mãe de Yokohama, Alzeniza Nogueira, conta que apesar da coincidência o nome não foi escolhido pensando no Mundial de 2002, mas quatro anos depois, todos sabiam o nome de sua filha. “O Pai dela queria escolher um nome diferente de todos, então ele olhou no mapa e escolheu o nome de um país e uma cidade. Na época todos diziam que ela ia dar sorte, e deu, o Brasil foi campeão e desde então ela ama copa do mundo”, diz. 
 
Arábia fala que hoje já é acostumada e que por onde passa seu nome se torna sua marca. A estudante diz que ela costuma explicar fazendo referência ao titulo da seleção. Segundo ela a expressão já virou quase um terceiro nome. "As pessoas nunca entendem quando falo, eu sempre tenho que dizer que Yokohama é a cidade do penta, ai eles fazem a associação", conta. 
 
Em relação a Copa do Mundo na Rússia, Yokohama diz estar muito confiante e acredita que a seleção de Tite irá trazer a taça para o Brasil. “Eu espero por esse há tempos esse título, eu quero muito viver a emoção de um título mundial. estou torcendo muito para que ocorra tudo bem e que o hexa venha”, completa. 
 
Yokohama, a cidade dos mundiais brasileiros
 
Além do pentacampeonato para a Seleção Canarinho, Yokohama também tem uma relação muito especial com alguns clubes nacionais. O Brasil conquistou três mundiais de clubes na cidade japonesa. 
 
Em 2005, o São Paulo de Rogério Ceni, atual técnico do Fortaleza, derrotou o Livepool por 1 a 0 e sagrou-se tricampeão mundial. No ano seguinte foi a vez do Internacional vencer o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, então o melhor jogador do mundo, também pelo placar mínimo e conquistar o primeiro mundial de clubes. 
 
Em 2012, o Corinthians, embalado pelo título inédito da Libertadores, derrotou o Chelsea da Inglaterra com um gol do atacante Paolo Guerreiro, levando os mais de 68 mil torcedores presentes no estádio Internacional de Yokohama ao delírio.
 
O Santos foi o único clube brasileiro a não conseguir o título na cidade japonesa, sendo goleado pelo Barcelona de Guardiola por 4 a 0 na final do mundial de clubes de 2011.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Banco de Dados O POVO

Unidade de informação jornalística que mantém a guarda dos arquivos publicados no O POVO desde 1928.

Fale Conosco

E-mail: bancodedados@opovo.com.br
Tel: 85 3255.6142 ou 85 3255.6140

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias do Canal Acervo

Powered by Feedburner/Google