07 de março de 2018 07/03/2018 - 18h58

A representação feminina no atual cenário político cearense

notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19155, 'email': 'gabrielserpa@opovo.com.br', 'nome': 'Gabriel Serpa'}
Gabriel Serpa gabrielserpa@opovo.com.br
Acervo O POVO

Apesar de representar mais da metade do número de eleitores no Brasil, o número de mulheres que ocupam cargos políticos ainda é muito pequeno. No estado do Ceará as mulheres estão em apenas 15% das prefeituras, comandando 26 dos 184 municípios existentes no estado. 
 
A ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele, relembra que no início de sua carreira política a ideia era lutar por liberdade e ocupar mais espaço “nós vivemos o movimento de 68, descobrimos a importância de romper determinadas questões”. 
 
Maria Luiza foi a primeira mulher a ser eleita prefeita de uma capital brasileira. Mas destaca que sofreu bastante em sua candidatura e posteriormente em seu mandato. “Quando fui candidata foi um horror, e depois de eleita faziam montagem minha com referência ao sexo por que achavam que o homem devia estar no poder”, declara. 
 
Apenas sete mulheres foram eleitas deputada estadual em 2014, representando somente 15,22% dos eleitos para o mandato. A deputada estadual Augusta Brito (PCdoB) afirma que a representação feminina na política cearense ainda é mínima. “Temos que ter mandatos ativos, interferindo em todos os âmbitos. As mulheres têm que fazer o dobro, e as vezes o triplo para ter reconhecimento”. 
 
Para o ano de 2018 a expectativa para candidaturas de mulheres, segundo Augusta, é grande.  Ressalta que “as mulheres estão tendo coragem, e acredito que neste ano elas irão se candidatar, não só para cumprir cotas partidárias, mas para concorrer de verdade”.  
 
O estado do Ceará nunca elegeu uma mulher para o cargo de governadora e atualmente conta com apenas duas mulheres na Câmara dos Deputados.  
 
Confira mais notícias históricas em:Acervo O POVO

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Banco de Dados O POVO

Unidade de informação jornalística que mantém a guarda dos arquivos publicados no O POVO desde 1928.

Fale Conosco

E-mail: bancodedados@opovo.com.br
Tel: 85 3255.6142 ou 85 3255.6140

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias do Canal Acervo

Powered by Feedburner/Google