02 de janeiro de 2018 02/01/2018 - 15h39

Excelsior Hotel. O gigante de sete andares

86 anos de história, tradição e memória
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19150, 'email': 'elyssanfrota@opovo.com.br', 'nome': '\xc9lyssan Frota'})
Élyssan Frota elyssanfrota@opovo.com.br
Acervo O POVO
Notícia publicada no O POVO em 02 de janeiro de 1932

O edifício Excelsior, localizado na praça do Ferreira, entre a esquina da antigas Rua da Palma e Rua Municipal, atuais Guilherme Rocha e Major Facundo está completando 86 anos de idade. O primeiro arranha-céu do Estado do Ceará teve sua inauguração divulgada no O POVO em 02 de janeiro de 1932, foi construído nos moldes das edificações italianas, com paredes largas e colunas feitas com trilhos de trem, além disso, a sua decoração veio da Europa. A construção do edifício de sete andares modificou a paisagem de Fortaleza e introduziu um ar de modernidade à cidade. 

Hoje, as sacadas dos seus quartos são utilizadas pelo coral do Natal de Luz da cidade. O hotel, no início, foi lugar onde ocorriam os grandes eventos da cidade, como exposições de desenhos e pinturas, além de contar com restaurante que servia pratos internacionais, algo inovador para a época, também possuía um terraço utilizado para recepções, danças e atividades festivas. 

Nos tempos áureos, o Excelsior Hotel hospedou personalidades internacionais, como Amélia Earhart, famosa aviadora americana; e Orson Welles, cineasta americano. O Excelsior fechou as portas por três vezes, a primeira em 1953, sendo reaberto em 1957, fechado novamente em 1964, e em 1987 até os dias atuais.  
Acervo O POVO
Matéria publicada no O POVO em 14 de janeiro de 2007

Em 2007, O POVO revelou a trilha da memória entre o presente e o passado do Excelsior Hotel que hoje completa 86 anos na história da cidade de Fortaleza. Atualmente, o hotel é propriedade do cônsul geral da Hungria, Janos Fuzesi Júnior, que herdou o patrimônio do seu tio, o húngaro Emílio Hinko. Dos traços do que o hotel já foi, restou apenas o primeiro andar onde estão localizadas a imobiliária da família e a sede do consulado da Hungria.
 
Confira mais notícias históricas em: Acervo O POVO  

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Banco de Dados O POVO

Unidade de informação jornalística que mantém a guarda dos arquivos publicados no O POVO desde 1928.

Fale Conosco

E-mail: bancodedados@opovo.com.br
Tel: 85 3255.6142 ou 85 3255.6140

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias do Canal Acervo

Powered by Feedburner/Google