ATIVIDADE FÍSICA 22/05/2017 - 17h45

Veja como praticar exercícios em qualquer lugar

A correria do dia a dia não precisa ser motivo para o sedentarismo. Saiba como exercitar o corpo em casa, no escritório ou nos momentos de lazer
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19136, 'email': 'liarodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Lia Rodrigues'})
Lia Rodrigues liarodrigues@opovo.com.br
Foto: Solis Images/Shutterstock

Se você usa a falta de tempo como desculpa para não praticar exercícios físicos, o canal Revistas O POVO traz sugestões para mudar isso. Pode até ser que a rotina agitada te impeça de ir à academia, mas as horas de trabalho, os momentos de tédio em casa ou até mesmo aquele lazer com os amigos podem ser otimizados e se transformar em atividade física.

Essencial para a manutenção da saúde, os exercícios, se praticados com regularidade, auxiliam na prevenção de doenças, no emagrecimento, no combate ao estresse e à ansiedade e proporcionam sensação de bem-estar - pela liberação da endorfina durante e após a atividade física.

Antes de qualquer coisa, para iniciar a sua rotina de exercícios com segurança e responsabilidade, é preciso consultar um médico. De acordo com o educador físico Júlio César Chaves, é importante estar em dia com a saúde e verificar, por meio de um check up, por exemplo, possíveis patologias ainda não descobertas.

Em casa, no trabalho ou no lazer
Ações simples, como substituir o carro ou o ônibus para percorrer pequenas distâncias caminhando e usar as escadas ao invés do elevador, podem ajudar a manter a forma. Chaves afirma que estes tipos de exercícios “tendem a aumentar o condicionamento cardiorrespiratório e contribuem para a redução de peso, sendo eficazes na queima de calorias. Porém, algumas ressalvas devem ser feitas: para pessoas que estejam com o peso elevado, estas atividades podem gerar uma sobrecarga exacerbada no joelho”. Portanto, é importante executar as atividades com cautela.

Foto: VGstockstudio/Shutterstock

Para se exercitar em casa, o educador físico indica agachamentos, polichinelos, flexões de braços e abdominais, práticas que não requerem nenhum tipo de equipamento específico ou grandes espaços e podem ser realizadas apenas com o peso do corpo. Os alongamentos de braços, pernas, ombros, pescoço e coluna, aliados aos exercícios de respiração, também são opções interessantes para movimentar o corpo em casa ou no trabalho.

Se você quer perder algumas calorias e se divertir ao mesmo tempo, saiba que é possível unir o útil ao agradável nos momentos de lazer. Aquela partida de futebol entre amigos ou algumas braçadas na piscina, pedalar por aí ou até mesmo dançar aquele forrozinho podem queimar muitas calorias.

Animou-se para entrar em forma? Para manter uma rotina de exercícios, o educador físico aponta: “procure fazer a atividade física em um momento em que você se sinta bem, faça os exercícios de forma progressiva, coloque uma música de seu agrado para estimular. O segredo para [alcançar] bons resultados é a continuidade”.

Fonte: Central Nacional Unimed

VEJA TAMBÉM
Correr ou caminhar?
Dez alimentos para combater o estresse e a ansiedade

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS