Saúde 06/04/2016 - 11h17

Dieta vegana sem mistério

Conheça mais sobre o estilo de vida vegano, sua dieta, princípios e possibilidades
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19103, 'email': 'mariahsantos@opovo.com.br', 'nome': 'Mariah Costa'})
Mariah Costa mariahsantos@opovo.com.br
Juliana Moraco
Prato do Veganize-se no Instagram

De acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), o Brasil é um dos países com maior consumo de carne por pessoa no mundo. Porém, o objetivo do veganismo é diminuir essa estatística. Difundindo-se no Brasil, o estilo de vida vegano já conta com milhares de adeptos dos produtos cruelty free (sem crueldade).

Segundo a nutricionista Mirella Freire, o maior benefício do veganismo no que diz respeito à alimentação é “a redução do consumo de proteínas de origem animal que acidificam o pH sanguíneo, além de terem um processo digestivo mais "demorado" quando comparadas às proteínas vegetais, o que pode prejudicar o trânsito intestinal e favorecer o acumulo de toxinas”.

A editora Alaúde lançou no mês de março o título Cozinha Vegana Para o Dia a Dia, da autora Gabriela Rocha, premiado como melhor livro português sobre cozinha vegetariana no Gourmand Awards 2016. Trazendo mais de cem receitas veganas, a proposta é oferecer ao leitor opções para desde rápidas refeições até banquetes livres de ingredientes com origem animal sem perder os nutrientes necessários à saúde.

A dica de Mirella para aqueles que querem se tornar adeptos da dieta vegana é “começar aos poucos, excluindo primeiro a carne vermelha, aves e peixes, deixando ainda por algum tempo ovos e lacticínios” até eliminar totalmente a proteína animal. Ela alerta ainda para a importância do acompanhamento de um profissional, principalmente para crianças e gestantes.

Arte: Carlos Weiber Foto: Gabriela Oliveira
Receita retirada do livro Cozinha Vegana para o Dia a Dia
 

Veganismo na internet
As redes sociais e sites na web também são de grande ajuda para aqueles que desejam conhecer mais sobre o veganismo. Sites como o Vista-se e o Sociedade Vegan oferecem artigos, histórias de adeptos, sugestões de cardápios, vídeos, podcasts e materiais sobre saúde e estilo de vida vegano.

A estudante de medicina de Teresópolis (RJ), Juliana Moraco, vegana há pouco mais de um ano, criou o perfil Veganize-se no Instagram com o intuito de mostrar as receitas que aprendia na sua nova rotina alimentar. “Criei o @veganize_se para provar que é muito fácil e delicioso ser vegano. Você não precisa ser rico, ter tempo livre e muito menos abrir mão de qualquer prato que goste, é só adaptar,” afirma. Para ela, o mais difícil em ser vegana “não é nem de longe cozinhar, é fazer com que outras pessoas tirem suas vendas e vejam o que nós vemos”.

Além da alimentação
Tendo como princípio maior a exclusão máxima possível de exploração e crueldade contra animais, o veganismo também defende o afastamento de produtos testados em animais e itens de vestuário com couro ou seda, por exemplo. Seguindo esse ideal, a empresa VeggieBox foi criada, levando aos seus assinantes variedades de produtos alimentícios e cosméticos mensalmente. A mesma linha de cosméticos veganos é seguida por marcas como Alva e Cheiro Vivo. O veganismo, sendo uma filosofia de vida, passa dos limites da alimentação para defender a paz entre todos os seres, não apoiando também diversão que envolva exploração de animais.

Serviço
Livro: Cozinha Vegana para o Dia a Dia
Autora:
Gabriela Oliveira
Editora:
Alaúde
Preço sugerido:
R$ 60,00

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS