Pipoca em Casa 10/03/2017 - 09h38

Mulheres em greve de sexo contra guerra em musical de Spike Lee

No longa Chi-Raq, duas gangues vivem se enfrentando e a solução para acabar com essa guerra urbana vem das mulheres
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19007, 'email': 'lucianasantos@opovo.com.br', 'nome': 'Lua Santos'})
Lua Santos lucianasantos@opovo.com.br
Divulgação

Um bairro violento. Duas gangues rivais. Uma menininha é morta por uma bala perdida. Em meio a esse cenário, surge um grupo de mulheres dispostas a acabar com aquela guerra urbana com uma arma imprevisível: fazendo greve de sexo. O filme Chi-Raq, dirigido por Spike Lee, é um musical com aspectos surreais e fotografia impecável. Lee traz para a moderna Chicago a história inspirada na tragédia grega Lisístrata, de Aristófanes. Na versão dele, Chi-Raq é uma apologia ao grande número de mortos e feridos na guerra do Iraque - mas no bairro de Englewood, em Chicago, um dos bairros mais perigosos da cidade. Duas gangues rivais brigam pelo controle da área e, claro, tiroteios são frequentes.

Quando uma criança de sete anos morre devido a uma bala perdida, a mulher de um dos chefes de gangue decide reunir todas as outras mulheres e propor que coloquem um fim a essa guerra. Juntas, elas decidem fazer greve de sexo até que os homens parem com os tiroteios e a paz possa aparecer em Englewood.

A história ganha ainda outros toques de modernidade com a representação de recursos atuais como o intenso uso de redes sociais e aplicativos de mensagens. No elenco, Samuel L. Jackson surpreende como narrador. Já Teyonah Parris dá vida a uma carismática Lisístrata, que organiza as mulheres em seu movimento pela paz. O resultado é um filme que causa uma estranheza quase que hipnotizante, e, ao mesmo tempo, é comovente, envolvente e engraçado.

A originalidade típica de Spike Lee também aparece em Chi-Raq: ele tenta equilibrar momentos de drama e comédia mas sem nenhuma sutileza. Do nó no peito ao ver uma mãe chorando ao limpar o sangue de sua filha morta ao riso fácil de ouvir um dono de bar reclamar que as strippers desapareceram, o corte é seco, rápido, e não há nada que prepare o telespectador para mudanças tão bruscas.

O filme foi bem recebido pela crítica - apesar de certa desconfiança por parte dela e do público antes do lançamento do filme, que foi lançado diretamente para televisão aqui no Brasil. Atualmente, ele está em cartaz no canal de tv por assinatura Cinemax.

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS