[an error occurred while processing this directive] Ministro da Justiça critica eleição na PGR e diz que nenhum direito "é absoluto"

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
ALEXANDRE DE MORAES 16/05/2016 - 11h39

Ministro da Justiça critica eleição na PGR e diz que nenhum direito "é absoluto"

Em entrevista à Folha, o ministro defendeu que o presidente em exercício não escolha, obrigatoriamente, o 1º lugar em lista tríplice de procuradores
notícia 0 comentários
Elza Fiuza/Agência Brasil
Ministro criticou protestos que fecham estradas e "atrapalham" circulação de veículos

O novo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, defendeu que o presidente em exercício Michel Temer (PMDB) não nomeie obrigatoriamente, para o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR), o 1º lugar em lista tríplice eleita pela categoria. Em polêmica entrevista à Folha de S. Paulo, o ministro disse ainda que “nenhum direito é absoluto”.

Segundo Alexandre de Moraes, o presidente tem “liberdade constitucional” de escolher qualquer integrante da categoria do Ministério Público Federal. Nos últimos governos petistas, no entanto, tem sido prática sempre indicar o candidato mais votado de uma lista tríplice. A medida é elogiada por membros do MPF como forma de ampliar a autonomia do órgão.

"O que garante a autonomia do MP, e isso foi muito discutido na Constituinte, não é só a forma de escolha (...) é a forma de destituição do procurador-geral. Ele tem hoje mandato de dois anos e só pode ser destituído se o presidente pedir e o Senado aprovar por maioria absoluta”, disse.

Temer diz que manterá eleição

Após a entrevista do ministro da Jusitça, a assessoria de imprensa da Presidência da República divulgou nota afirmando que, apesar da fala do ministro, o governo manterá lista tríplice do Ministério Público Federal para escolha do MPF. “Quem escolhe o procurador-geral da República, a partir de lista tríplice do Ministério Público Federal, é o presidente da República”.

Entre as competências do PGR estão os pedidos de investigação e inquérito de ministros de Estado e outras pessoas com foro privilegiado. "O poder do MP é muito grande, mas nenhum poder pode ser absoluto”, diz Alexandre.

Liberdade de expressão


"Nenhum direito é absoluto. Manifestação em estrada que queime pneus, que por tempo não razoável impeça a circulação [de veículos], não é permitido. As pessoas precisam trabalhar, se locomover, o País precisa funcionar”, disse. Nos últimos meses, protestos semelhantes aos que o ministro critica foram feitos por apoiadores de Dilma Rousseff (PT) pelo País.

Uma das indicações mais polêmicas do ministério de Michel Temer, Alexandre de Moraes é ex-secretário de Segurança do governo de São Paulo. Durante sua gestão, ele ficou famoso por reprimir violentamente manifestações e ocupações em escolas estaduais. "A única diferença em relação ao governo federal é que o governo de SP é honesto”, disse.

Redação O POVO Online

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>