COMPRA. ESCOLHA 28/05/2016

Checklist da escolha do imóvel

notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19076, 'email': 'larissa.pacheco@opovo.com.br', 'nome': 'Larissa Pacheco'})
Larissa Pacheco larissa.pacheco@opovo.com.br

 

Imóvel é, muitas vezes, investimento de uma vida. A compra, portanto, exige atenção. Começar com um checklist do que deve ser avaliado nos imóveis de interesse dá mais segurança e praticidade ao processo.


 

O primeiro item a ser checado, do ponto de vista jurídico, é a sua matrícula, indica o advogado especialista em direito imobiliário Cristiano Espíndola. “Tem que observar toda a documentação, ver se é realmente da pessoa que está vendendo, se está registrado no nome dela, e pedir a matrícula do imóvel atualizada”.


Além disso, em alguns casos específicos, é preciso verificar a sua autorização de venda. “Por exemplo, se uma pessoa vende um imóvel e ela for casada, tem que ver se o cônjuge também autoriza. Semelhante a quem é menor de idade, se o imóvel for no nome dele, tem que verificar se os responsáveis autorizam”, comenta.


Com a matrícula em mãos, o segundo passo é buscar as certidões negativas referentes ao imóvel nos âmbitos municipais, estaduais e federais. “O comprador tem que verificar se não há débitos, pois caso haja, ele não consegue fazer uma escritura de compra e venda”, diz Cristiano.


A empresária Erivânia Carvalho comprou recentemente um imóvel e conta que fez questão de verificar não só os documentos, mas a procedência da construtora. “Não compro um imóvel sem saber a índole de quem está me vendendo, verifico toda a documentação, inclusive do terreno onde o imóvel foi construído”, diz.


Após a escolha do imóvel, é importante fazer uma visita para a vistoria. O horário mais indicado é entre as 14h e 15h, diz o arquiteto Custódio Santos, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil - Ceará (IAB-CE). “É esse o melhor horário para verificar a insolação no ambiente, pois é o horário mais quente”, diz.


Uma vez dentro do imóvel, Custódio indica que as janelas sejam abertas para observar se há ventilação adequada. “Outra ação deve ser feita é abrir as torneiras, todas de uma vez, para ver como está o fluxo de água”.


Segundo o arquiteto, também é importante olhar embaixo das pias para ver se não há vazamentos, observar as condições gerais de piso e pintura, se há alguma mancha ou infiltração. “É interessante também se informar se há rede de esgoto e as condições do telhado para evitar problemas nos períodos de chuva”.


Assim fez Erivânia no momento em que recebeu seu imóvel. “Eu fui lá e observei toda a parte elétrica, hidráulica. Além disso, antes da compra eu recebi um memorial descritivo e, ao receber, verifiquei todos os itens”, conta.


Cuidados com o imóvel novo

Do ponto de vista da engenharia civil, se o imóvel for novo, é extremamente importante observar se ele foi executado de acordo com o projeto, diz o engenheiro Geraldo Magela. “Olhe se o que está sendo entregue corresponde ao projeto inicial. Se disseram que iriam colocar tal piso, é importante que ele seja do jeito que foi acertado”, diz.


Geraldo Magela ressalta que problemas estruturais mais sérios talvez não possam ser detectados por alguém que não seja engenheiro, porém, ainda assim é possível ver sinais de que algo não está certo. “O visual do imóvel é importante. Verifique se as instalações elétricas estão funcionando corretamente e se não há rachaduras nas paredes e no teto que possam comprometer as estrutura da residência”, completa o engenheiro.

 

undefined

> TAGS: imóveis compra
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Imóveis