CONTEMPORÂNEO 30/05/2018 - 18h00

Transformações: mundo Vuca e a nova era da humanidade

O termo, apropriado do vocabulário militar norte-americano, nomeia a volatilidade comportamental da sociedade contemporânea, na qual rapidez e incertezas têm bastante força
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18751, 'email': 'estercoelho@opovo.com.br', 'nome': 'Ester Coelho'}
Ester Coelho estercoelho@opovo.com.br
Divulgação
Vuca diz respeito a um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo

Você já se viu consumindo o produto de uma marca e depois trocando-o pelo de outra? Já teve que mudar todos os planos por algo inesperado em sua empresa? Já ficou em casa para ver Netflix ao invés de ir ao cinema?
Todas estas são características do mundo Vuca. Por mais estranho que esse termo seja, ele está cheio de significado: um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Advindo dos termos em inglês volatility, uncertainty, complexity, ambiguity, o conceito foi inicialmente utilizado no período pós-Guerra Fria pelo exército norte-americano para definir as suas estratégias. Atualmente, é incorporado ao vocabulário do mundo corporativo, marketing e inteligência de mercado, mas está mais associado ao cotidiano social.

O mundo Vuca é volátil porque se caracteriza pela falta de constância de crescimento, mudança e transformação. O coaching executivo Edson Moraes explica o termo com o exemplo da variação do dólar, afetado diariamente por fatores além dos matemáticos ou lógicos. "Se há um acontecimento na política, isso afeta a taxa do dólar, ele pode subir. Com uma notícia, ele desce. Essa é a volatilidade que não tem a previsão de um fator constante de mudança desse elemento”, explica.

Esse universo torna também vários fatores incertos. Quanto estará o preço da gasolina amanhã? Haverá guerra? Gal Kury, consultora de marketing, explica que esses são indicadores macro que levam as pessoas a duvidar de escolhas diariamente. "Para o consumidor, isso se reflete em sempre pensar se ele está fazendo a escolha certa em adquirir um determinado produto, em estar incerto se será o melhor." Esse cenário ocorre por causa da complexidade do mundo moderno.

Efeitos no mundo business
Gal Kury afirma que lidar com o consumidor tornou-se muito mais complexo. O setor hoteleiro, por exemplo, tem novos grandes desafios, atualmente, pela existência de concorrentes como Airbnb e Couchsurfing. A chegada da internet também altera a lógica de consumo e pensamento, pois permite que as informações corram mais rápido e com maior intensidade. Esse fluxo constante, segundo especialistas, torna tudo ambíguo.

Edson Moraes afirma que no mundo Vuca existe uma dificuldade de percepção para enfrentar a realidade: com tanta informação, muitas vezes, são feitas interpretações equivocadas dos acontecimentos. "As fake news são um exemplo desse momento de ambiguidade que vivemos. A perspectiva com que olhamos o problema dá uma leitura diferente de uma questão para cada um." 

Os profissionais no mundo VUCA
O que fazer para driblar as características desse mundo e transformá-las em algo positivo? No meio corporativo, o mundo Vuca mostra-se cada vez mais. Uma empresa que monta uma estratégia para um produto ou serviço já não tem projeções a longo prazo ou garantias de que algo será bem-sucedido. Por isso, Edson recomenda contratar serviços externos à empresa que a ajudem a ver por meio de uma perspectiva "desapaixonada" e mais objetiva.

"É interessante ter o apoio externo de alguém que veja o seu negócio de forma realista. O coaching e a consultoria podem ser saídas interessantes e ajudam a ter uma percepção diferente das coisas", diz. Para ele, a nível pessoal, esse apoio trabalha a autoestima e o pensamento crítico. A nível empresarial, impulsiona aspectos como trabalho em equipe, cogestão e negociação, características essenciais para combater a volatilidade desse universo.

Para os profissionais, Gal recomenda uma formação multidisciplinar. A participação contínua em eventos e o estudo de áreas de conhecimento além da própria são essenciais para viver no mundo Vuca, defende a expert. Ela acrescenta que é necessário "não ficar parado no tempo". Estar aberto a mudanças e saber aceitá-las é essencial para seguir como um bom profissional no mercado. "Reaprender é uma palavra chave para o mundo Vuca, porque muito do que se sabia já está obsoleto."

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS