Beleza 17/11/2017 - 16h36

Confira cuidados especiais com a pele negra

Mesmo com maior taxa de melanina e mais preparada para aguentar raios solares, a pele negra precisa de cuidados específicos para se manter saudável
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19107, 'email': 'hamlet.oliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Hamlet Oliveira'}
Hamlet Oliveira hamlet.oliveira@opovo.com.br
markos86
A pele negra é mais resistente ao sol, mas ainda precisa de cuidados

Por possuir maior resistência ao sol e aos efeitos do envelhecimento, a pele negra é frequentemente considerada mais protegida que as com tonalidades mais claras. Contudo, cuidados específicos são necessários para mantê-la saudável, pois a taxa de oleosidade é mais intensa nas peles escuras, o que pode acarretar em manchas e outros problemas dermatológicos.

 

Proteção

De acordo com o dermatologista Renê Diógenes, a maior resistência da pele negra às ações do sol não deve inibir os cuidados básicos com a saúde. O especialista conta que é importante ter em mãos um protetor solar com taxa mínima de 30 fps, além do uso contínuo de hidratantes para evitar o ressecamento, mesmo coim a pele negra mais resistente ao câncer de pele e ao envelhecimento provocado pelo sol.

 

Por ser mais propensa a apresentar manchas, a pele negra precisa também de atenção ao ser exposta a um tratamento com uso de lasers, explica a dermatologista Zélia Cardoso. A profissional conta que é fundamental que o paciente procure, antes de realizar algum procedimento, o conselho de um dermatologista, que irá indicar os melhores tratamentos e equipamentos para serem utilizados na pele. 

 

Zélia também reforça o uso contínuo de protetor solar para combater o câncer de pele. “As vezes, quando se diagnostica o câncer de pele num negro, é mais tardio, porque pode haver uma confiança na melanina”, alerta. Outro risco é que a diferenciação da tonalidade também pode não ser tão visível.  

 

Cuidado especial

Foi apenas há três anos que a publicitária Tatiana Lima começou a se atentar para ter mais cuidados com sua pele. Ela conta que o primeiro passo ocorreu após perceber a aparição de manchas. Em seguida, procurou a ajuda de uma dermatologista, que a encaminhou para produtos específicos para uma pele oleosa.

 

Como nunca gostou de usar protetor solar, o produto utilizado por Tatiana é fabricado sob encomenda em uma farmácia de manipulação, onde consegue um protetor mais seco, sem a sensação pegajosa na pele. “Não indico se confiar na melanina. A gente escuta muito que negro envelhece mais devagar, mas a gente vive numa cidade que exige que a gente se cuide. A poluição é alta, o sol maltrata a gente o ano todo. Tem que ter esses produtos”, explica Tatiana.


espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>