Cuidados 08/08/2017 - 11h30

Saiba como guardar perfumes e manter a qualidade deles

Excesso de luminosidade, altas temperaturas e umidade afetam as características das fragrâncias. Apesar de existir praticidade e beleza tendo-o na prateleira, o ideal é guardá-lo no armário
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19146, 'email': 'rebecasoares@opovo.com.br', 'nome': 'Rebeca Soares'})
Rebeca Soares rebecasoares@opovo.com.br
ELEN418/SHUTTERSTOCK
Manter os perfumes em local escuro é essencial para a preservação das características da fragrância

Você já se perguntou se existe uma forma correta para guardar os perfumes? Embora seja prático, e costumeiro, ter os frascos sempre à mão em uma prateleira ou na bancada da penteadeira, os vidros devem ser mantidos em local fechado para manter a qualidade da fragrância.

O lugar de armazenamento dos frascos influencia na manutenção da durabilidade e integridade da fragrância. É o que aponta Luciana Parra, avaliadora olfativa da Natura. Apesar da exuberância de algumas embalagens – perfeitas para decoração – o ideal é guardá-los na própria caixa. "O cartucho, essa caixinha que protege o perfume nas gôndolas e no transporte, também ajuda a proteger o perfume em casa", indica a especialista.

"O ideal seria guardar o perfume em armário fechado longe de variação de temperatura, umidade e luz. A indicação é guardar nas caixas e tirar somente quando for usar. Mas, geralmente, as caixas são as primeiras a irem pro lixo", explica Ana Ester Isiodoro. Sócia da SOS Organização, a expert pondera que o correto é ter um local específico dentro do closet ou armário.  

REGRA PARA TODOS 

Florais, cítricos, frutais, amadeirados: todos, segundo Luciana Parra, devem ser mantidos longe do calor, luz e umidade. A profissional garante que não há diferenciação entre os tipos de perfume ou colônia no momento de guardá-los. É importante também manter a embalagem limpa. Passar um pano no vidro pode evitar umidade e mofo. A limpeza da tampa e do spray, por exemplo, são importantes para retirar o acúmulo de produto, que pode oxidar o material.

É o cuidado ao armazenar que vai definir a validade do produto. Mesmo com a data estabelecida pelo fabricante, o zelo com as embalagens pode evitar a oxidação e estender o prazo estimado. Para garantir o uso com qualidade, é importante apurar o olfato para perceber possíveis alterações no cheiro.

DETALHE

O álcool é o responsável pela evolução da fragrância. Por ser volátil, o que se prolonga na composição são as moléculas mais densas, como pode ser percebido no processo de o escurecimento dos perfumes mais antigos. Nesse caso, as concentrações já foram modificadas.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Copos e taças: seis modelos ideais para certas bebidas play

Copos e taças: seis modelos ideais para certas bebidas

anterior

próxima

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: cannot identify image file <cStringIO.StringI object at 0x42ceb58>