candidata a vice 24/09/2014 - 12h58

Izolda Cela diz que não esperava resultado negativo do Ideb no Ceará

Evilázio Bezerra / O POVO
Izolda Cela é candidata a vice na chapa de Camilo Santana
Compartilhar

A candidata a vice-governadora na chapa de Camilo Santana (PT), Izolda Cela (Pros), disse que não esperava desempenho negativo do Ceará no Indíce de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O resultado da avaliação, divulgado no começo de setembro, mostrou que, na rede estadual, a nota caiu de 3,4, em 2011, para 3,3 - a meta era de 3,5. Izolda Cela foi secretária da Educação durante o governo de Cid Gomes (Pros). Ela foi entrevistada, nesta quarta-feira, 24, na rádio O POVO/CBN, pelos jornalistas Érico Firmo e Erivaldo Carvalho, ambos editores-adjuntos do núcleo de Conjuntura do O POVO.

“Tivemos oscilação de um décimo para menos. Se me perguntar se eu esperava, eu não esperava, porque temos elementos muito importantes que fazem um contraponto”, pontuou Izolda. Ela destacou que a avaliação engloba perfis diferenciados de escolas e gera divergência entre Estados e o Ministério da Educação por não captar a realidade, segundo a ex-secretária.

Izolda destacou o desempenho do Estado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com participação de mais de 90% dos alunos, destacou ela, frisando que há Estados em que a avaliação se dá a partir de poucos alunos com melhor desempenho.


“Nós induzimos, apoiamos, empurramos para que todos façam (o Enem). Apoiamos desde o primeiro dia de aula, desde o CPF desses meninos para que eles fiquem preparados para a inscrição. Temos um mutirão muito efetivo para garantir isso para os meninos. Temos uma média que se destaca no Nordeste. Temos um crescimento importante. O Ensino Médio é um grande desafio, mas temos um crescimento importante. O povo está aí atrás de entender o que foi essa queda (no Ideb)”, afirmou Izolda.

Indicação para o governo

Izolda também foi questionada sobre como se deu sua indicação para a vice-governadoria de Camilo Santana. Ela confessou que, quando seu nome começou a surgir como possível indicação de Cid para a sucessão, sua reação era de “absoluto desinteresse pelo tema”.

A candidata destacou que “resistiu o quanto pode” diante de indicações para o cargo de secretária da Educação tanto de Sobral como do Estado e, da mesma forma, aconteceu com o convite para ser vice de Camilo.

“Mas quando a responsabilidade chega, eu assumo para valer. Aceitei com um sentimento interno de convocação, por confiança em um projeto – isso tem de contar também – confiança nas pessoas. Foi o Camilo quem me convidou. Recebi o convite para ser candidata a vice do Camilo, após indicação do nome dele. Isso é muito significativo. Para enfrentar desafios dessa envergadura, a gente precisa ser time, precisa de confiança”, destacou.

Universidades estaduais
Indagada sobre a greve dos professores das universidades estaduais, Izolda afirmou que não conhecia a fundo a situação das universidades por elas não serem parte da pasta da Educação. Ela ressaltou melhorias na situação do ensino superior estadual durante a gestão de Cid, como salários e condições de trabalho.

Ela prometeu que, em seu governo e de Camilo, o objetivo será abrir diálogo com as universidades para conhecer quais os problemas e buscar soluções.

Questionada se sua posição diferenciava da do governador Cid que já afirmou não negociar com professores grevistas, Izolda pontuou que seu objetivo é dialogar para que greves não aconteçam.

“Promessas mirabolantes”
“Em nenhum momento eu acho que temos um céu de brigadeiro, seja com relação a universidades, a rede de educação básica, a saúde, à segurança, não temos coisas absolutamente perfeitas”, disse Izolda em relação ao desempenho do Estado.

“Essa experiência que eu tive (como secretária), esse grande aprendizado. Nós não temos também promessas fáceis e promessas mirabolantes de que vamos resolver todos os problemas do Ceará. Nos comprometemos com questões que nos parecem fundamentais, mas nós temos também a compreensão de que vamos nos encontrar com os desafios de todas as áreas e um dos canais fundamentais é abrir diálogo”, acrescentou.

Jéssica Welma jessicawelma@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
JOSÉ FLAVIO BRUNO 24/09/2014 17:12
QUEM VIVE DENTRO DA SALA DE AULA SABE MUITO BEM QUE 3,3; 3,4; 3,5 NÃO REPRESENTAM NADA. DÊ UM SEMESTRE DE AULA PARA VER COMO ANDA A SITUAÇÃO, DÁ DESÂNIMO O PROFESSOR DAR AULA UM BIMESTRE E QUANDO CHEGA NA HORA DAS AVALIAÇÕES PARECE QUE NÃO FOI DADA UMA AULA. QUEM NÃO ESTÁ NA SALA ACHA MUITO FÁCIL.
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Dinheiro Público

Saiba como os deputados estaduais gastam a verba de gabinete:

Sobre o candidato

Camilo Santana

Camilo Santana

Candidato a Governador

Vice: Izolda Cela (Pros)

13 - PT, PRB, PP, PDT, PTB, PSL, PRTB, PHS, PMN, PTC, PV, PEN, PPL, PSD, PC do B, PT do B, SD, Pros

Nascimento: 3/6/1968 (46 anos)

Escolaridade: Superior completo

Naturalidade: Crato - CE

Perfil Completo

Estado Civil:Casado

Ocupação:Deputado

Coligação:Para o Ceará seguir mudando

Limite de gastos:R$ R$ 64.000.000,00

Camilo Santana é servidor concursado do Ibama, engenheiro agrônomo e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Foi candidato a prefeito de Barbalha em 2000 e 2004. Quando Cid Gomes, então no PSB, disputou sua primeira eleição para o governo, em 2006, Camilo atuou na coordenação da campanha na região do Cariri. Eleito, Cid o convidou para assumir a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado, onde ficou até 2010, quando disputou vaga na Assembleia Legislativa, sendo o deputado estadual mais votado no Ceará naquele ano (131.171 votos).

No segundo mandato de Cid, Camilo assumiu a Secretaria das Cidades. É filho de Eudoro Santana, atual presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza e ex-deputado estadual.

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias das Eleições 2012

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>