A Câmara Municipal de Fortaleza recebeu, na quarta-feira, 13, a primeira mensagem do prefeito Roberto Cláudio (PDT) para o ano legislativo, que trata sobre as intervenções na avenida Aguanambi. A primeira parte da obra será a construção de viaduto sobre a rotatória da Aguanambi, para dar acesso da avenida à BR-116. Mensagem à Câmara pede autorização para o Município receber trecho da BR do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Segundo o líder do prefeito, vereador
Evaldo Lima (PCdoB), a mensagem será lida em plenário na primeira sessão ordinária, marcada para 2 de fevereiro. Não há pedido de urgência solicitado para a matéria, mas, já no dia seguinte, deve ser encaminhada para a comissão conjunta de Legislação e Transporte.
“Em função do impacto para melhoria da mobilidade urbana e estrutura cicloviária, a mensagem deve tramitar sem grandes polêmicas na Câmara Municipal”, pontua Evaldo. A expectativa é que a tramitação seja concluída, no máximo, em um mês. O líder também acredita que não há espaço para emendas à matéria já que não trará ônus à Prefeitura.
Como provável relator da matéria, por ser líder do Governo, Evaldo afirma que já solicitou à sua assessoria que inicie os estudos para o parecer sobre a matéria. Outras matérias que devem ser destaque no primeiro semestre do ano, segundo Evaldo, são a regulamentação do Plano Diretor e a lei de Uso e Ocupação do Solo.
Avenida AguanambiO prefeito Roberto Cláudio assinará na sexta-feira, 15, às 17 horas, a ordem de serviço para o
início das obras da nova Avenida Aguanambi. As intervenções fazem parte do corredor BR-116/Aguanambi. Está prevista requalificação no trecho compreendido entre a Av. Domingos Olímpio e o viaduto da Av. Borges de Melo, com a construção de um viaduto sobre rotatória. Além de passarela, faixas exclusivas para ônibus, ciclovias, calçadas e novas praças.
A primeira etapa da obra terá a duração de oito meses e consiste na construção de um elevado sobre a rotatória da Av. Aguanambi, permitindo o acesso expresso à BR-116. Nesse caso, haverá a eliminação de um dos semáforos existentes na rotatória. Serão quatro faixas, sendo duas delas para carros que trafegam no sentido Centro/BR116, e duas exclusivas para ônibus, em ambos os sentidos.
Redação O POVO Online