[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Empréstimo é autorizado e obra da avenida Aguanambi deve começar | O POVO
Trânsito 05/01/2016

Empréstimo é autorizado e obra da avenida Aguanambi deve começar

Corredores de ônibus, ciclovia, viaduto sobre rotatória e mudança em praça são algumas das intervenções
notícia 51 comentários
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16360, 'email': 'ericofirmo@opovo.com.br', 'nome': '\xc9rico Firmo'}
Érico Firmo ericofirmo@opovo.com.br

Ao retornar das férias, na próxima semana, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) terá entre os primeiros compromissos a assinatura do contrato de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para as obras na avenida Aguanambi. Com isso, será dada a ordem de serviço para uma das mais ambiciosas intervenções de trânsito da atual administração.

 

O financiamento havia sido aprovado pelo BID e autorizado pelo Senado, mas aguardava há aproximadamente um ano pelo aval do Ministério da Fazenda. A liberação ocorreu em dezembro, quando técnicos da Secretaria da Infraestrutura do Município (Seinf) já nem esperavam mais. O investimento é estimado em R$ 95 milhões.


A avenida deve ganhar corredor exclusivo de ônibus no canteiro central. O canal terá cerca de 36% da superfície coberta para colocação das oito estações de ônibus. E haverá ciclovia junto às calçadas.


A primeira parte da obra será a construção de viaduto sobre a rotatória da Aguanambi, para dar acesso da avenida à BR-116. Segundo a Seinf, esse é o maior fluxo que passa pela avenida. Diariamente, circulam pela Aguanambi cerca de 58 mil carros e 34 linhas de ônibus.


Nessa fase, será construída também passarela em frente ao Hospital Antônio Prudente. A previsão é de conclusão dentro de seis meses após o início da obra. O viaduto será metálico, cujo método de montagem é mais rápido.


As calçadas devem ter piso drenante, que absorve 95% da água que cai sobre ele.

 

Terminal e BR

As mudanças na Aguanambi são parte do corredor expresso que deve ligar o Terminal de Messejana ao Centro, ao Terminal do Papicu e ao Terminal do Antônio Bezerra, em interligação com faixas de ônibus das avenidas Domingos Olímpio, Antônio Sales e Bezerra de Menezes, via BR-116. Já há processos no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes para municipalizar parte da BR-116.

 

Como parte do mesmo projeto, em fevereiro deve começar a reforma do Terminal de Messejana, orçada em R$ 20 milhões. O projeto prevê ainda túnel na Domingos Olímpio, no cruzamento com Aguanambi. Porém, a intervenção não ocorrerá nesta etapa da obra.

 

VIADUTO SOBRE A ROTATÓRIA dará acesso da Aguanambi à BR-116. Serão duas faixas para carro nesse sentido e duas de ônibus, nos dois sentidos. Com passarela no Antônio Prudente, não haverá mais semáforo sob o viaduto da 13 de Maio.


O POSTO QUE fica em frente à sede do O POVO dará lugar a uma praça, acoplada à que já existe e com espaço maior. Uma parte da atual praça dará lugar a uma faixa para carros. Nesse trecho, o fluxo no sentido praia passa por trás da praça.


CORREDOR EXCLUSIVO de ônibus ficará no canteiro central. Conversão à esquerda no local do antigo colégio Rachel de Queiroz será proibida. O canal terá 36% da superfície coberta, para dar espaço às estações e área verde ao lado de cada uma. Haverá ciclovia dos dois lados da via.


NÃO HAVERÁ MAIS SEMÁFORO na rotatória para quem vai da Aguanambi para a BR — esse fluxo irá por cima do viaduto. Os dois outros semáforos permanecem, para permitir o acesso de pedestres à praça Manoel Dias Branco. O local ganhará equipamentos esportivos e de lazer e deixará de ter passarela.

 

Multimídia

Assista ao projeto da Aguanambi

espaço do leitor
Sil Vas Alex 06/01/2016 21:35
O investimento é estimado em 95 milhões. Kkkk, a gente sabe muito bem que vai chegar perto dos 500 milhões, e olhe lá se não forem de dólares.
Sil Vas Alex 06/01/2016 21:34
O investimento é estimado em 95 milhões. Kkkk, a gente sabe muito bem que vai chegar perto dos 500 milhões, e olhe lá se não forem de dólares.
Franzé Magalhães 06/01/2016 08:42
BELEZA MAIS UM EMPRE$$TIMO$ PARA UMA OBRA DE MOBILIDADE DE TRAFEGO. CARO PREFEITO PARA UM FELIZ 2016, PRECISAMOS EM : 1-INVESTIR EM EDUCAÇÃO (UM POVO SEM INSTRUÇÃO, NÃO DEFINE O QUE É MELHOR PRA E MUITO MENOS PARA O SOCIAL COLETIVO. 2- URGENTEMENTE EMPRÉSTIMOS PARA SAÚDE E SEGURANÇA PUBLICA. CARÍSSIMO CHEFE DO EXECUTIVO MUNICIPAL DE FORTALEZA , QUE NA SUA VOLTA DE SUAS FÉRIAS, OLHE PARA SUA FAMÍLIA E REFLITA OS MESMOS DESEJOS PARA ESTE ANO PARA ESTA POPULAÇÃO CARENTE DE BONS SERVIDORES. Franzé .
Lucas Amaral 05/01/2016 23:15
Arroooooocha meu prefeito!
Big Eyes 05/01/2016 22:34
Tirando o campo do América que fica no Meireles, mas está inserido dentro de uma comunidade carente, todos os outros campos estão na periferia, Genibaú, Jardim Guanabara, Pirambu, Goiabeiras, Pq. Dois Irmãos, Conj. Esperança, Conj. Ceará, Praia do Futuro, Serviluz, Sítio São João/ Palmeiras, Planalto Pici, Aracapé, Vila União.
Ver mais comentários
51
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano