[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Operação "Hora do Lanche" prende secretária da Educação e empresário

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
russas 02/09/2015 - 13h35

Operação "Hora do Lanche" prende secretária da Educação e empresário

Eles são acusados de crimes como fraude em licitações, falsificação de documentos públicos, superfaturamento de preços e falsidade ideológica
notícia 10 comentários
Compartilhar

Atualizada às 15h18min

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deflagrou, nesta quarta-feira, 2, a operação “Hora do Lanche”, que investiga desvio de verba da merenda escolar na cidade de Russas, a 160,1 quilômetros de Fortaleza. Foram efetivadas três prisões temporárias e uma condução coercitiva, envolvendo funcionários públicos e empresários fornecedores da merenda para a rede municipal de ensino.

A secretária da Educação, Morlânia de Holanda Chaves; a cunhada da secretária e coordenadora do setor responsável pela merenda, Cheria Cristina Costa Monteiro, e o proprietário da empresa N.R. de Lima, Natanael Rodrigues de Lima foram presos. Eles são acusados de crimes como fraude em licitações, falsificação de documentos públicos, superfaturamento de preços e falsidade ideológica.

Conforme o promotor João Batista, do Núcleo de Tutela Coletiva (Nutec) que atua em Russas, a condução coercitiva foi de Maria Rosângela, que tinha cargo comissionado junto à secretaria de Educação. Ela prestou depoimento durante a manhã e já foi liberada. As três pessoas presas temporariamente devem permanecer detidas por cinco dias. O MPCE pode decidir prorrogar esse prazo por mais cinco dias.


Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Prefeitura de Russas, nas residências dos investigados e nas sedes das referidas empresas, nas cidades de Russas, Caucaia e Fortaleza. As empresas envolvidas nas fraudes, Comercial Alves (Bruna Alves Castro de Sousa-ME) e N.R. de Lima-ME, pertencem ao mesmo grupo.

A operação é resultado de articulação conjunta entre os promotores de Justiça do Núcleo de Tutela Coletiva (Nutec) da 4ª Unidade Regional do MPCE, com sede em Russas, em parceria ainda com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) e equipes da Polícia Civil.

Desvio
Conforme as investigações, de 2014 a 2015, a Prefeitura realizou licitações para o fornecimento de merenda escolar. No entanto, os itens eram fornecidos por vendedores locais. Segundo o MPCE, as empresas envolvidas tinham movimentação financeira paralela e agiam em conluio para fraudar licitações. Além disso, os preços de contratação foram superfaturados.

O POVO Online não localizou a empresa N.R. de Lima. As ligações para a sede da Prefeitura de Russas também não foram atendidas.

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Marcos Ari 04/09/2015 08:42
Isso no Brasil está comum,porque os co
kerginaldo 03/09/2015 11:32
tem mesmo que aperta, pra descobrir os cabeças.
Roberto Henrique Gadelha e Silva 03/09/2015 07:24
O TCU,tribunal de contas do municipios e tribunal de contas do Estado se fiscalizassem as operações dos recursos federais, estaduais e municipais preventivamente esses desvios diminuiriam muitos.
Sabe De Nada Inocente 02/09/2015 21:03
Nossa Maior Obra é roubar as pessoas.
Antonio Pinheiro 02/09/2015 17:07
Só tem corruptos!
Ver mais comentários
10
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>