O POVO


2º TURNO

TRE oficializa pedido por tropas federais em Fortaleza e Região Metropolitana

16/10/2014 | 16:54

Após aval de Cid Gomes (Pros), o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedido de envio de tropas federais para garantir 2º turno no Estado. A questão foi aprovada em sessão da Corte nesta quinta-feira, 16. Oficializado o pedido para Fortaleza e quatro municípios da Região Metropolitana, a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) tenta ampliar o reforço para outras cinco cidades.

Em documento expedido ao presidente do TSE, Dias Toffoli, o TRE pede “apoio de força federal para assegurar a normalidade da votação e apuração dos resultados relativos ao segundo turno”. O pedido inclui Fortaleza, Caucaia, Maranguape, Maracanaú e Pacatuba.

Na mesma sessão, o procurador regional eleitoral, Rômulo Conrado, levantou questão de ampliar o reforço federal para outros cinco municípios. A maioria envolve cidades onde Camilo Santana (PT) foi vitorioso: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Sobral e Itaitinga.

A ideia é evitar cerceamento da fiscalização eleitoral. A Corte já espera ter resposta definitiva do TSE sobre as tropas na próxima terça-feira, quando o colegiado volta a se reunir.

Redação O POVO Online