O POVO


MPF

Ex-prefeito de Mombaça é condenado por não prestar conta de verba federal

26/09/2014 | 13:46

O ex-prefeito do município de Mombaça José Wilame Barreto Alencar foi condenado pelo juiz federal João Batista Martins Prata Braga, por não comprovar a aplicação de verbas adquiridas em convênios com o Ministério da Educação e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 26, pelo Ministério Público Federal, autor de ações contra o ex-gestor.

Segundo o MPF, o ex-prefeito firmou convênios com os ministérios pra a aquisição de alimentos para programas sociais e de um ônibus para o transporte escolar. Os recursos solicitados foram entregues ao município, mas Wilame não apresentou a prestação de contas mesmo tendo passado quase dois anos do prazo final, afirmou o MPF.

A partir da sentença judicial da 24ª Vara Federal, o ex-prefeito terá de ressarcir os cofres públicos dos prejuízos causados, que somam quase R$ 1,8 milhão - valor ainda sujeito a correção monetária. Ele teve também os direitos políticos suspenso pelo prazo de quatro anos, terá de pagar multa civil e está proibido de contratar com o poder público pelo prazo de três anos. O ex-prefeito ainda pode recorrer das decisões.

O POVO Online tentou entrar em contato com José Wilame Barreto, mas as ligações não foram atendidas.

Redação O POVO Online

com informações do MPF