[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Cine Ceará começa hoje de volta ao Cineteatro São Luiz | O POVO
18/06/2015

Cine Ceará começa hoje de volta ao Cineteatro São Luiz

O principal evento de cinema do Estado chega à 25ª edição. De hoje até a próxima quarta-feira, 24, as exibições retornam ao Cineteatro São Luiz
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18768, 'email': 'raphaellebatista@opovo.com.br', 'nome': 'Raphaelle Batista'}
Raphaelle Batista raphaellebatista@opovo.com.br
Compartilhar


Consolidado como um dos mais importantes do País, o Cine Ceará - Festival Iberoamericano de Cinema comemora 25 anos oferecendo ao público cearense uma das melhores seleções de sua história. De volta ao Cineteatro São Luiz, restaurado após anos fechado, o evento inicia a programação às 20 horas de hoje, exibindo O Clube, do cineasta chileno Pablo Larraín, premiado no último Festival de Berlim.

 

A programação, que além das mostras competitivas inclui debates, segue até a próxima quarta, 24. A produção cinematográfica da Espanha, país escolhido como homenageado desta edição, será exibida na mostra O novo cinema espanhol.


O festival também se rende ao talento da atriz Leandra Leal, que filmou um de seus primeiros filmes - A Ostra e o Vento - no Ceará, e à importância do diretor Cacá Diegues, de clássicos como Bye, bye Brasil (1979). Os dois receberão o troféu Eusélio Oliveira -- ela, na abertura, esta noite; ele, no encerramento.


Para o diretor do Cine Ceará, Wolney Oliveira, o evento nascido em 1995, quando “se contava nos dedos o número de festivais”, ajudou a fomentar o cenário audiovisual cearense. Ele frisa que hoje o Ceará é um dos principais produtores do Nordeste, ao lado de Pernambuco e Bahia, e conta com diversos cursos de audiovisual.


Mercado em debate

Uma das novidades desta edição parte justamente da atenção a essa cena local. O seminário Mercado Audiovisual Cearense (MAC), que acontece amanhã e sábado, 20, e reúne diversos representantes de entidades e empresas ligadas à produção, financiamento e exibição de filmes no Brasil, mas também fora, conversarão com estudantes e realizadores cearenses no Porto Iracema das Artes.

 

“É um evento focado no negócio. Hoje todo mundo quer ser diretor, mas falta formar produtor. A ideia do MAC é colocar, principalmente pros alunos (de audiovisual) e os cineastas, os caminhos. A ideia é que todo ano aconteça”, diz Wolney.


Destaques

Entre os nove filmes na competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem, destaque para o brasileiro Cordilheiras ao mar - A fúria do fogo bárbaro, sobre Glauber Rocha, que estreia nacionalmente. Feliz por ver a “primeiríssima exibição” do filme acontecer no Nordeste, o jornalista Geneton Moraes Neto diz que esta será uma chance rara do público ver Cordilheiras ao mar, já que a produção, feita em parceria com o Canal Brasil, não deve ser lançada comercialmente.

Outro brasileiro que chegou a anunciar a estreia nacional no Cine Ceará, Que horas ela volta?, de Anna Muylaert, acabou saindo da programação.


Cavalo Dinheiro, do português Pedro Costa, um dos mais festejados realizadores da atualidade, é outro filme bastante esperado. Na Competitiva Brasileira de Curta-metragem, quatro produções são cearenses. Já na Mostra Olhar do Ceará, serão exibidos 13 filmes feitos por cineastas locais.


SERVIÇO

 

Abertura do 25º Cine Ceará e Mostra Competitiva de longa-metragem

Quando: Hoje, às 20 horas

Onde: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 - Centro)

Entrada Gratuita.

Multimídia


Veja mais informações sobre a programação do Cine Ceará em

http://www.cineceara.com/

 

> TAGS: ceará cine
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte