PRÊMIO JABUTI. LITERATURA 17/10/2014

Lira Neto vence Jabuti

Autor de trilogia sobre Getúlio Vargas, o cearense Lira Neto foi um dos vencedores do Prêmio Jabuti. Rubem Fonseca e Laurentino Gomes também ganharam
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18933, 'email': 'ingridrodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Ingrid Coelho'})
Ingrid Coelho ingridrodrigues@opovo.com.br
RENATO PARADA/DIVULGAÇÃO
Lira Neto ganhou na categoria biografia


O romance Reprodução (Companhia das Letras), de Bernardo Carvalho, os contos de Amálgama (Nova Fronteira), de Rubem Fonseca, e a biografia Getúlio: 1930-1945 (Companhia das Letras), do cearense Lira Neto, estão entre os vencedores da 56ª edição do Prêmio Jabuti (veja lista completa no site (http://premiojabuti.com.br). Na categoria reportagem, o vencedor foi 1889, de Laurentino Gomes.


Os ganhadores de cada uma das 27 categorias da mais tradicional premiação editorial do País foram definidos ontem, 16, após apuração dos votos dos jurados na sede da Câmara Brasileira do Livro.


Como em anos anteriores, houve problemas em algumas notas. Embora os jurados sejam orientados a votar em todos os finalistas de suas categorias (são três jurados por categoria), em algumas delas pelo menos um dos jurados se absteve de votar em alguns dos finalistas.


O contrato com os jurados estipula que, em casos de abstenções de notas para qualquer dos finalistas, todas as notas do jurado seriam eliminadas. O conselho curador, no entanto, desconsiderou a regra por não constar do regulamento do prêmio. Os finalistas sem uma das notas receberam, no lugar, a nota mínima (8). Segundo os conselheiros, a cláusula do contrato visa apenas esclarecer aos jurados que precisavam votar em todos os finalistas.


Na categoria capa, a decisão jogou para baixo os livros Maquiagem (Luste), com arte dos capistas Marcos Costa, Luciana Molisani e Paschoal Rodriquez, e Luz Antiga (Globo), de John Banville, com arte de Luciana Facchini. Na média final, Maquiagem ficou em quarto lugar, apenas 0,16 pontos atrás do terceiro. Se fossem consideradas apenas notas dos dois jurados que votaram em todos os livros, o livro ficaria em segundo lugar. Luz Antiga ficou em 11º.


Em 2012, o crítico literário Rodrigo Gurgel tirou sozinho as chances de vários concorrentes da categoria romance ao lhes dar nota zero. Desde então, a nota mínima permitida para cada jurado é 8.


O primeiro lugar em cada categoria receberá R$ 3.500. Em novembro, serão conhecidos os vencedores do livro do ano de ficção e de não ficção, aos quais competem os primeiros lugares em algumas das 27 categorias. Esses receberão mais R$ 35 mil cada um. (Folhapress)


 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte