Alvo de uma série de músicas, filmes e milhões de fotografias de turistas, habitantes e profissionais, o Rio de Janeiro (RJ) é centro da Mostra Carioca: A Impureza como Mito. A exposição entra em cartaz hoje no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e conta com mais de 50 obras de 31 diferentes artistas. A abertura é hoje, a partir das 19 horas.
As obras em exposição fazem parte do acervo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), sendo composta por esculturas, instalações, pinturas, desenhos e fotografias inspiradas na “cidade maravilhosa”. Entre os artistas que imprimiram as cores do Rio de Janeiro na mostra está o artista plástico Hélio Oiticica (1937 - 1980), do qual chegam dois Metaesquemas de 1957 e cinco Parangolés - alguns de seus trabalhos mais emblemáticos. A mostra Bichos, de Lygia Clark (1920 - 1988) é outro destaque, trazendo o trabalho em alumínio feito pela mineira em 1960.
A Mostra Carioca foi montada originalmente em 2012 no MAM Rio, com curadoria de Luiz Camillo Osorio e Marta Mestre. Segundo eles, o material “não pretende ‘tematizar’ o Rio, mas revelar o quanto a cidade foi e permanece sendo um espaço ao mesmo tempo caótico e criativo que alimentou uma vontade de arte que combina improvisação e rigor”.
Antes de vir para Fortaleza, a exposição passou pelo Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, em Belém (PA). A Mostra Carioca faz parte da nova área de Circulação de Exposições da seleção pública do programa Petrobras Cultural.
SERVIÇO
Mostra Carioca: A Impureza como Mito
Quando: Abertura hoje, às 19 horas. Em cartaz até 30 de novembro.Onde: Museu de Arte Contemporânea do Ceará (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema ).
Entrada franca.Visitação: de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30), Sábado, domingo e feriado, das 14h às 21h (acesso até às 20h30).
Telefone: 3488 8600.
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016
O POVO Entretenimento | Vida & Arte