GRÁTIS. 'CORPO CABOCLO' 10/06/2014

Galeria Multiarte recebe nova coletiva com visitas gratuitas até 15 de julho

Com curadoria de Járed Domício e coordenação de Víctor Perlingeiro, Corpo Caboclo questiona sobre o que seria o corpo nordestino contemporâneo
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': ' ', 'id_autor': 16565, 'email': 'teresamonteiro@opovo.com.br', 'nome': 'Teresa Monteiro'})
Teresa Monteiro teresamonteiro@opovo.com.br
DIVULGAÇÃO
Escultura em madeira de Efrain Almeida: autorretrato do corpo nu

Reunindo trabalhos de Adriana Varejão, Chico Albuquerque, Efrain Almeida, Jonathas de Andrade, Letícia Parente, Naiana Magalhães, Raimundo Cela e Tiago Santana, a exposição Corpo Caboclo abre hoje, às 20 horas, na Galeria Multiarte, prosseguindo com visitação gratuita até 15 de julho.

 

Questionando sobre o que seria o corpo nordestino contemporâneo, a coletiva - com curadoria de Járed Domício e produção/coordenação assinados por Víctor Perlingeiro - traz como recorte “a análise de um corpo de origem cabocla presente, sobretudo de forma mais significativa nas regiões Norte e Nordeste”.


Sem a intenção de firmar padrões, Corpo Caboclo, numa proposta de refletir sobre as múltiplas identidades do povo brasileiro, traz pinturas de Raimundo Cela retratando características físicas e gestuais, bem como fotografias de Chico Albuquerque que, segundo o curador, “convidam a um passeio por uma maré de corpos e mar”.


Efrain Almeida participa da coletiva com um autorretrato em madeira no qual aparece nu, surgindo como uma espécie de emblema de ‘corpo desobediente’ aos persistentes e cada vez maiores padrões midiáticos.


Numa provocação para o visitante pensar quem somos, de onde viemos e quem devemos ser, as fotografias de Tiago Santana surgem em Corpo Caboclo centrando foco no universo religioso do sertanejo. Pioneira da videoarte, Letícia Parente marca na pele seu “made in brazil”, enquanto Naiana Magalhães trabalha com a sutileza. Adriana Varejão e Jonathas de Andrade completam a mostra, respectivamente, trabalhando os tons de pele e a memória impressa nos objetos.

 

Serviço

 

Exposição Corpo Caboclo

Quando: abertura hoje, às20h, prosseguindo até 15 de julho.

Onde: Galeria Multiarte (rua Barbosa de Freitas, 1727 - Aldeota).
Horários de visitação: de segunda a sexta-feira, das 10 `as 18h; e aos sábados, das 14 às 18h.
Outras info: 3261 7724 / galeriamultiarte@uol.com.br

 

DE HOJE A QUINTA


Arraiá do Ceará.

25 quadrilhas, barracas de comidas típicas e muita animação estão na programação, que acontece na Praça Verde do Dragão do Mar (3488 8600).

 

HOJE


Pela Vida.

O grupo Patronato Sagrada Família apresenta, às 15h, o espetáculo no teatro do Centro Cultural Bom Jardim (Rua 3 Corações, 400). Outras info: 3497 5981.

 

HOJE E AMANHÃ


Dezcargas.

O espetáculo é cartaz somente nos dias 10 e 11, sempre às 20h30, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno. Outras info: 8654 6804.

 

14/6 (SÁBADO)

 

Fliperama #71.

Os DJs residentes DenisDead, Marquinhos e Dado (foto) comandam mais uma edição da festa, a partir das 21h, no Órbita Bar (3453 1421).


HOJE


Felipe Cazaux.

A banda Mambembe Society e o guitarrista Felipe Cazaux são as atrações do Boozer's Pub & Hostel (rua Carlos Vasconcelos, 834), que inaugura hoje, às 18h.

 

FUTEBOL É O BICHO!


Marcos Oriá segue na Livraria Nobel

Reunindo trabalhos em acrílica sobre tela e papelão colado no eucatex, a individual de Marcos Oriá, segue com visitação gratuita até 20 de julho no Espaço Cultural da Livraria Nobel (avenida Santos Dumont, 3625). Curadoria: Emília Porto.

Outras info: 3037 2222.

 

SHOPPING BENFICA


Grandes Lances Impressos da Copa

Com o objetivo de reviver todas as Copas do Mundo por meio das coberturas jornalísticas do O POVO, a exposição encontra-se até 13 de julho no térreo do Shopping Benfica (3243 1000).

 

FOTOGRAFIA


Um Olhar Sobre o Rio Maranguapinho

Fotografias tiradas por alunos de escolas públicas mostrando o olhar delas sobre o rio, a exposição pode ser vista até o dia 29 de junho no Centro Cultural Bom Jardim (rua 3 Corações, 400). Visitação gratuita de terça a domingo. Outras info: 3497 5981.

 

GALERIA BENFICARTE


Pintando na Copa do Mundo segue

Reunindo 19 telas que abordam lances, jogadores e símbolos dos mundiais, a exposição coletiva Pintando na Copa do Mundo encontra-se até 7 de julho na Galeria BenficArte do Shopping Benfica (av. Carapinima, 2200). Curadoria: João Jorge Melo. Outras informações: 3243 1000. 

 

ESPAÇO O POVO


Moda, diversidade e cultura em debate

Dentro do projeto Entrevista Aberta, o Espaço O POVO (av. Aguanambi, 282) recebe hoje, às 19 horas, os jovens talentos do curso Design de Moda, da UFC, ganhadores do Prêmio Dragão Fashion Brasil 2014. Mediação: Paula Lima. A entrada é franca. Outras informações: 3255 6172 . 

 

LANÇAMENTO


Corpos Anárquicos no Campus do Pici

Elaborado em conjunto pelos docentes da UFC, Unicamp, UFG e Fanor, o livro Corpos Anárquicos será lançado hoje, às 17 horas, na biblioteca central do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (Av. Mister Hull, s/n). Apresentação: Custódio Almeida. Outras informações: 3366 9533.

MAESTRO. GLADSON CARVALHO


Café Concerto hoje no Dragão

Regente titular da Orquestra Filarmônica do Ceará (OFCE), Gladson Carvalho realiza mais uma edição do projeto Café Concerto hoje, às 19h30min, no teatro do Centro Dragão do Mar (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema). Em destaque, um passeio pela história da música e seus estilos, do barroco à música contemporânea, com a presença de convidados a cada mês. Ingresso: R$ 10 (inteira). Outras informações: 3488 8600.
 

ESTREIA. CIA. TEATRAL ACONTECE

 

Não tem dois pais? no Sesc

Um dos selecionados pelo “Concurso Cultura 2014”, lançado pelo MinC, o espetáculo Não tem dois pais? é cartaz hoje e nos dias 13, 15, 20, 22, 27 e 30 de junho e dias 6, 7 e 11 de julho, sempre às 19 horas, no Teatro Sesc-Emiliano Queiroz (av. Duque de Caxias, 1701 - Centro). Com direção de Almeida Jr., a montagem utiliza a linguagem e a estética da palhaçaria para a abordagem do tema de adoção homoparental. A entrada é franca. Outras info: 8885 6457.

SESC. TERÇA ENCENA


Espetáculos em duas unidades

Dentro da programação gratuita do projeto Terça EnCena, o grupo Teatro Suspenso apresenta o espetáculo de Gabriel Matos Azulejo Branco (foto), ao meio-dia, na Área de Convivência do Sesc-Fortaleza (rua Clarindo de Queiroz, 1740 - Centro). Já às 12h30min, no Espaço Multicultural do Sesc-Centro (rua 24 de Maio, 692), o Grupo Ás de Teatro coloca em cena De dentro pra fora. Outras informações: 3452 9090 / www.sesc-ce.com.br

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2019-04-24_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

O POVO Entretenimento | Vida & Arte