Dicas 30/08/2016

Como evitar o superaquecimento do motor

Precaução segue sendo a melhor maneira de evitar contratempos. O conserto do motor custa entre R$ 2.500 e R$ 5.000
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19078, 'email': 'elvesrabelo@opovo.com.br', 'nome': 'Elves Rabelo'})
Elves Rabelo elvesrabelo@opovo.com.br
DIEGO CAMELO EM 11/5/15
Colocar água no motor é a melhor maneira para evitar problemas

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam esquecendo de um procedimento que pode livrar muitas dores de cabeça: verificar a água do motor. Pode parecer uma ação simples, que sempre pode ficar para o outro dia, mas se passar tempo demais, a falta d’água pode levar ao superaquecimento do motor.

 

Ao superaquecer, o motor pode queimar a junta do cabeçote provocando a mistura da galeria que comporta a água e o óleo. Misturados, os líquidos perdem a lubrificação e fazem com que o motor se funda, causando o travamento. Em média, o conserto de um motor fundido custa de R$ 2.500 a R$ 5.000.


A melhor maneira para evitar o problema é verificar, uma vez por semana, o nível d’água do reservatório. No painel do carro há um medidor onde é possível observar se está baixo ou ideal sem nem precisar abrir a tampa. “Se for possível, o ideal é que o motorista veja toda manhã, antes de sair de casa, se o nível está bom”, indica o mecânico-propietário da oficina Car Center, Jorge Moreira.


Além disso, é possível verificar se há a presença de oleosidade na água, pois, se houver, é sinal de que há vazamento de óleo para a galeria de água. “Nos carros mais antigos, os líquidos só passam pelos cabos do cabeçote, mas nos novos tem o radiador de óleo separadamente”, afirma Laerte Rabelo, técnico em manutenção automotiva e instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (Senai).


Pego de surpresa

Se mesmo com as precauções ocorrer de o carro superaquecer, pegando o condutor de surpresa, o mais indicado é que o motorista pare e desligue o motor. Espere de 5 a 10 minutos e só então retire a tampa lentamente e protegido por um pano, para não correr o risco de queimaduras. “Se estiver sem água, encha o reservatório até o nível correto. Com isso o motorista terá um tempo para poder ir a uma oficina até que o vazamento volte a aparecer”, recomenda Laerte.

 

Contudo, na hora de completar com água, o correto é que o carro esteja ligado para que não ocorra um choque térmico, incidente que prejudica o motor. Se o vazamento for intenso e perceptível, não há mais o que fazer. O recomendado pelos especialistas é chamar um reboque.


Causadores

É preciso saber que não só o nível da água é o responsável pelo superaquecimento do motor. Outros fatores também podem provar o problema, como o uso de água mineralizada (da torneira ou mineral). O correto é usar água desmineralizada; O uso de aditivo inadequado para o veículo (orgânico ou mineral); O eletroventilador danificado, pois ele é o responsável por resfriar o motor; A válvula termostática travada, não permitindo que a água do motor passe para resfria o sistema; O sensor de temperatura danificado, pois é ele quem ativa o eletroventilador.

 

O tempo média indicado para que a drenagem completa da água do radiador seja efetuada é a cinco ou seis meses. No manual da fabricante há todas as indicações de tempo e componentes que devem ser utilizados. No geral, a indicação é de que haja 50% de água e 50% de aditivo, mas pode haver variação dependendo do modelo.

> TAGS: veículos
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Veículos