SERVIÇO. SEM FUNGOS E BACTÉRIAS NO AUTOMÓVEL 29/07/2014

O ar quente do carro elimina fungos e bactérias que causam alergias

Em lugares mais tropicais ou semiáridos, como no Ceará, dificilmente o motorista vai precisar utilizar o ar do carro. Mas cuidado, a falta de uso cria fungos e bactérias
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18933, 'email': 'ingridrodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Ingrid Coelho'})
Ingrid Coelho ingridrodrigues@opovo.com.br

Os climas tropical e semiárido do Ceará não são convidativo para rodar com o ar quente do ar-condicionado por aí. Mas saiba que o ar quente tem fundamental importância para a saúde do condutor. Entenda o porquê.

 

O evaporador do ar-condicionado congela. Aí, ao desligar o equipamento, a água descongela e fica dentro do evaporador. A umidade é um campo fértil para proliferação fungos e microrganismos. A explicação é do especialista em serviços de ar-condicionado Wanderson Silva, da Clima Car.


“O que a gente indica é deixar o ar quente ligado por uns três minutos após o uso do carro. Se passou o dia rodando no carro, é mais indicado ainda”, ressalta Wanderson. Ele orienta que se faça a higienização do ar-condicionado a cada seis meses, com troca de filtro de cabine. O serviço custa cerca de R$ 90.


O melhor é ligar o ar quente depois de rodar por um tempo com o carro, já que esse ar quente é alimentado com água do radiador, que, nessa situação, já vai estar aquecido. A explicação é de Josiberto Martins, que trabalha há 15 anos no ramo automotivo no Ponto do Ar-condicionado.


“A gente tem parâmetros pra dizer se tem fungos e bactérias. Mas, muita vezes, o cliente chega se queixando de que tem alergias sempre que entra no carro e não sabe por que é. Ora, ele está em um ambiente fechado respirando microrganismos”, detalha Josiberto.

 

O carro inteiro


"Os organismos nocivos à saúde não se concentram apenas no ar-condicionado. O ar que pode eliminar ou amenizar os riscos em todo o carro, conforme ressalta o chefe de oficina da oficina O Damião, Lima Filho.

 

Ele orienta passar mais do que apenas três minutos. “Qualquer veículos que usa continuamente o ar-condicionado, uma vez por semana, tem que ligar o ar quente com o motor aquecido, por vinte minutos no ar quente. Vai matar fungo, bactérias, eliminar a umidade. Como o carro tem tecido sintético, tem resíduo de suor, poeira, tudo cria microrganismos”, argumenta Lima.


O especialista diz que, além de não interferir negativamente na saúde do motorista, ativar com frequência o ar quente prolonga a vida útil do próprio carro, porque conserva carpete, banco, forro de porta, cinto, direção e alavanca de marcha. (Andreh Jonathas, andreh@opovo.com.br)


Serviço

 

Oficina O Damião

Onde: Rua Cariré, 26 Farias Brito, Fortaleza-CE

Mais infor.: (85) 3281 3464 / 3281 2584 / 3021 2277

 

Clima Car

Onde: Avenida Jovita Feitosa, 716, Parquelândia

Mais infor.: (85) 3269 2732

 

Ponto do Ar-condicionado

Onde: Avenida Borges de Melo,1100 - Aeroporto

Mais infor.: (85) 3255 6450


ATENÇÃO AO ARREFECIMENTO

Como o sistema que gera o ar quente funciona com a água proveniente do arrefecimento do veículo, recomenda-se que esse líquido seja trocado de acordo com as especificações de cada fabricante, em média, a cada 30 mil quilômetros. Isso evita a corrosão interna e diminuição da vida útil do sistema.

Deve-se também Limpar os dutos de ventilação pelo menos uma vez ao ano. Essa limpeza, além de eliminar fungos e bactérias, retira outras partículas que podem obstruir o radiador do ar quente. A troca do liquido de arrefecimento e verificação de possíveis vazamentos, custa cerca de R$ 150.


“Como o sistema de ar quente está intimamente ligado ao sistema de arrefecimento, a falta de manutenção em todo o sistema de arrefecimento do veículo, como a troca da água com o fluido especificado e verificação periódica do nível no reservatório de expansão localizado junto ao motor, evitam dissabores e prejuízos que podem incluir até a perda do motor”, alerta Antonio Cesar Costa, Oficina Brasil, que tem sede em São Paulo. (Andreh Jonathas)

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Veículos