[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Saiba quem integra o núcleo duro da gestão Camilo Santana | Política | O POVO Online
Cúpula 04/01/2015

Saiba quem integra o núcleo duro da gestão Camilo Santana

Em governo marcado por indicações políticas e "repartido" entre cidistas e petistas, o governador reservou para si posições estratégicas. Em áreas de menor visibilidade, técnicos formam núcleo decisório do petista
notícia 8 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 18796, 'email': 'carlosmazza@opovo.com.br', 'nome': 'Carlos Mazza'}
Carlos Mazza carlosmazza@opovo.com.br
TATIANA FORTES
Compartilhar

Em governo “repartido” entre cidistas e petistas, Camilo Santana (PT) reservou para si algumas das posições mais estratégicas da gestão estadual. Entre cinco indicações de sua cota pessoal, estão técnicos pouco conhecidos no meio político - a maioria velhos conhecidos do petista. Ainda que em áreas de menor visibilidade, “núcleo duro” do novo governador será fundamental na definição de rumos do Estado.

Segundo lideranças e aliados ouvidos pelo O POVO, integrarão a cúpula da nova gestão sobretudo os secretários Alexandre Landim (Casa Civil), Hugo Figueiredo (Planejamento e Gestão), André Facó (Infraestrutura), Juvêncio Vasconcelos (Procuradoria Geral) e Élcio Batista (Chefe de Gabinete). Junto com os já conhecidos Mauro Filho (Fazenda) e a vice Izolda Cela, serão eles quem “darão as cartas” da gestão.


Entre estes nomes, Landim e Figueiredo se destacam pela proximidade pessoal com Camilo. Ambos naturais do Cariri, terra natal do governador, o primeiro é padrinho de uma das filhas do petista e o outro seu colega de infância.


Já André Facó, escolhido para principal área tocadora de obras, possui amplo histórico de trabalho junto a Camilo. Servidor de carreira da Cagece, Facó foi alçado à presidência do órgão por indicação do petista. “Essa nomeação foi uma forma de prestigiarmos o quadro técnico e valorizarmos os servidores”, disse Camilo, secretário de Cidades, à época.


De lá para cá, Facó se manteve próximo de Camilo em todas as principais ações da Secretaria de Cidades. Na inauguração dos conjuntos habitacionais “Orgulho do Ceará II” e “Cidade Jardim”, em Fortaleza e Região Metropolitana, trocaram elogios mútuos.


Já Élcio Batista, ex-secretário de Juventude de Roberto Cláudio, possui proximidade maior com o presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e pai de Camilo, Eudoro Santana. Em 2012, os dois trabalharam juntos no plano de governo de RC. Depois, junto com Hugo Figueiredo, participaram do projeto de planejamento “Fortaleza 2040”, tocado por Eudoro no Iplanfor.


Fechando o núcleo duro está Juvêncio Vasconcelos. Segundo aliados, indicação do advogado, professor da UFC e procurador do Estado foi escolha “100% técnica”. Procurador licenciado de Fortaleza, Ivo Gomes (Pros) destaca reconhecimento do indicado.

 

Forças externas

Mesmo fora do governo, outros três nomes deverão exercer influência na gestão petista. Em primeiro lugar surge o ex-governador Cid Gomes (Pros): padrinho político de Camilo, deixa grupo político forte no Legislativo e um dos irmãos, Ivo Gomes, secretário de Cidades.

 

Já o deputado federal José Guimarães (PT) aparece como principal liderança do PT no Estado, bem como ponte entre o governo estadual e federal. Completa o grupo o próprio Eudoro, formulador do plano de governo de Camilo e de todas as primeiras propostas da gestão.

 

Alexandre Landim (Casa Civil) Natural do Crato - terra natal de Camilo Santana -, tocou grandes projetos na cidade, como ações de requalificação de ruas e praças. Na V Conferência de Cidades, em Tauá, sentou-se próximo de Camilo, então secretário de Cidade. Amigo de longa data do petista, é padrinho de Luiza, uma das filhas dele. Na pasta “coordenadora-geral” do governo, fica no lugar de Arialdo Pinho, um dos mais influentes da gestão Cid.

 

Hugo Figueiredo (Planejamento) Outro natural do Cariri, berço de Camilo, nasceu em Juazeiro do Norte. Segundo Eudoro Santana, é colega de infância de Camilo. Com currículo dos mais invejáveis da gestão, foi 1º lugar na seleção para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde se graduou. Depois, fez mestrado nos EUA e doutorado na Holanda. Participou do “Fortaleza 2040”, projeto tocado por Eudoro no Iplanfor.

André Facó (Infraestrutura) Antes servidor de carreira da Cagece, foi alçado à presidência do órgão por indicação de Camilo Santana. Depois, participou de diversas das principais ações da Secretaria de Cidades durante a gestão do petista, incluindo entrega de conjuntos habitacionais. Se destacou durante episódio do rompimento de uma adutora em Itapipoca, onde permaneceu por dois dias até a resolução do problema.


Élcio Batista (Chefe de Gabinete) Possui maior proximidade com o pai de Camilo, Eudoro Santana. Trabalhou com ele na formulação do plano de governo do então candidato Roberto Cláudio. Após a eleição de RC, foram juntos para a gestão: Élcio na Juventude, Eudoro no Iplanfor. Desde então, mantiveram parceria em trabalhos, desenvolvendo juntos plano de governo de Camilo e o “Fortaleza 2040”, da Prefeitura de Fortaleza.


Juvêncio Vasconcelos (Procurador Geral) Advogado, professor da UFC e procurador do Estado, é apontado por aliados como indicação “100% técnica”. Graduado e mestre pela UFC, é professor efetivo da instituição. Possui doutorado pela USP e diversas publicações na área do Direito Público. Procurador licenciado do Município de Fortaleza, o secretário Ivo Gomes (Cidades) destacou reconhecimento do trabalho de Juvêncio no Estado.

 

Externos

Cid Gomes. Padrinho político de Camilo, o ministro da Educação deixa no Estado poderoso grupo político, com maioria absoluta da Assembleia. Também deixa nomes próximos de si no governo, como Mauro Filho

 

José Guimarães. Líder mor do PT no Ceará, o deputado federal ainda possui boas relações com cúpula nacional do partido. Deve se esforçar para impor marca petista na gestão.


Eudoro Santana. Coordenador do “Sete Cearás”, plano de governo de Camilo, acabou formulando todas as primeiras propostas da gestão. Diz que permanecerá distante, mas deve acompanhar o filho.

 

Compartilhar
espaço do leitor
abel 07/01/2015 12:27
Parabéns pela escolha do Eng. Hugo Santana. Técnico , boa índole e honesto.
abel costa 07/01/2015 12:14
Parabéns pela escolha do Eng. Hugo Santana.O eng tem perfil técnico , bom caráter e honesto.
William 04/01/2015 15:19
Grande equipe formada por bons técnicos na gestão, contamos com o seu sucesso Camilo Santana por Ceará continuar melhorando.
Leoncio 04/01/2015 13:30
E tem ainda o fóssil vivo, coroné Tasso dificultando tudo que for de gestão do Ceará no senado.
wandney 04/01/2015 13:19
O cara é técnico e ao mesmo tempo "cumpadi" do governador? Que coisa não ?!!!
Ver mais comentários
8
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>