27/04/2016

De Boticário a Farmacêutico

notícia 0 comentários
ÁLBUM DE FAMÍLIA


César de Pinho Pessoa

cesarpinhop@yahoo.com.br

 

Felizardo de Pinho Pessoa Filho, formado em Farmácia,em 1944 pela Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará. Com seu vasto currículo, em 16/12/2015, completou 71 anos de formado, tornando-se assim, o mais antigo farmacêutico do Ceará.


Dr. Pinho, de formação humanista, sempre viu a atividade farmacêutica, não como um mero comércio de mezinhas, visando, unicamente, o lucro pelo lucro. Seus objetivos iam muito além, buscavam antes de tudo, contribuir com a saúde da população, formada pelos mais carentes e necessitados, embora atendendo ricos e pobres. Não se restringiu, em sua própria farmácia, a vender medicamentos de laboratórios. Estudioso da flora, aproveitou a riqueza potencialmente oculta em raízes, árvores e frutos de nossa terra, e com a segurança que lhe dava o conhecimento acadêmico, aliado à sabedoria tradicional das populações interioranas, preparou porções que ajudavam no combate a doenças.


Os antigos boticários, atuavam como verdadeiros médicos empiristas, diagnosticando a doença e receitando o remédio certo para combate-la, facilitando a aquisição dos mesmos pelas comunidades despossuídas. Dr. Pinho Pessoa, é um lídimo herdeiro desses Hipócrates que tantas vidadas salvaram.


O Dr. Pinho, na verdade é um humanista à moda antiga, não porque humanismo tenha ficado velho, mas porque foi esquecido por esse admirável mundo novo onde o ter é mais importante que o ser. Quantas dores e vidas Dr. Pinho, aliviou e salvou ? Provavelmente ele mesmo não saberá dizer, mas por certo os que tiveram a sorte de contar com seus conhecimentos e sua humanidade jamais o esquecerão. É uma gloria para seu torrão natal, Viçosa do Ceará, que o farmacêutico vivo mais antigo do Ceará chame-se Dr. Felizardo de Pinho Pessoa Filho, que na pujança de seus 98 anos, esteja sempre a nos lembrar o que é dignidade profissionalismo e amor a sua gente e a sua terra.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2019-01-17_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima