A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE) e a Caixa Econômica Federal estudam parceria para viabilizar o financiamento de equipamentos para micro e minigeração de energia solar junto com a aquisição do imóvel na instituição financeira.
De acordo com o presidente da FCDL-CE, Freitas Cordeiro, o projeto detalhado será apresentado ao vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza, no próximo mês, em Brasília (DF).
“A nossa proposição é de que a Caixa admita no projeto de financiamento da casa própria também os custos de financiamento e instalação dos equipamentos para produção da própria energia solar. Se for diluído nas parcelas do financiamento, o consumidor não vai sentir tanto”, afirma.
Ele estima que para instalar uma micro usina solar capaz de abastecer uma casa pequena seriam necessários em torno de R$ 15 mil. “Seria muito vantajoso para o consumidor, primeiro porque não vai mais depender do sistema convencional que volta e meia está sujeito à crise de abastecimento de energia. Depois porque vai pagar menos, porque um equipamento desses tem em média uma vida útil de 25 anos. Energia é um insumo necessário”, defendeu Freitas.
Segundo ele, estudos feitos na Federação apontam para viabilidade econômica da parceria. “Já tivemos uma primeira conversa e ele (Nelson) gostou da ideia.
Agora vou apresentar o projeto em Brasília”.
Atualmente, para estimular o financiamento e a implantação de energia solar em empresas do comércio do Ceará, por meio da linha de financiamento do FNE Sol, a FCDL-CE possui acordo de cooperação com o Banco do Nordeste (BNB) e a Enel Distribuição Ceará.
O banco financia até 100% do investimento. As condições são: taxa de juros de 9,5% ao ano, aqui incluído o bônus de 15% de desconto com o pagamento em dia, além de prazo de 12 anos para pagar e um ano de carência. (Irna Cavalcante)
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016
Jornal de Hoje | Economia