Rendimento 16/01/2017

Fique de olho nos prazos e taxas de administração

Evitar perdas significa, em parte, estar atento às datas de vencimento das aplicações e, antes de migrar o investimento de uma instituição financeira para outra, é importante observar as taxas de administração cobradas
notícia 0 comentários


Para evitar perdas nas aplicações, o ideal é respeitar as datas de vencimento das aplicações. E antes de fazer migrações ou partir para novos tipos de investimentos, é importante observar as taxas de administração cobradas. “Se a taxa for muito alta, vai reduzir o ganho”, diz Eduardo Contani, professor de finanças da Fundação Escola do Comércio Álvares Penteado (Fecap).


Mesma atenção deve ser dada para a incidência de imposto de renda. A alíquota que incide sobre o investimento em títulos públicos, por exemplo, é de 22,5% sobre o lucro obtido em aplicações de até 180 dias, mas pode cair para 15% se o prazo for superior a dois anos. “O ideal é deixar as aplicações por um período maior de dois anos para fugir das faixas de maior de tributação”, diz.


Investimentos

Ele explica que investimentos em Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito Agrícola (LCA), ativos de renda fixa que possuem garantia de um bem imóvel, rendendo juros e atualização monetária aos aplicadores, não possuem incidência de imposto de renda e possuem alta rentabilidade. Porém, hoje, não há uma oferta muito grande e exige do investidor um aporte inicial mais alto.


O cenário incerto da economia ainda é a maior ressalva dos especialistas em relação aos títulos de renda variável. Mas para quem tem menos aversão ao risco, a queda da taxa de juros pode ser um estímulo para investir em ações, já que crédito menos caro estimula o investimento por parte das empresas, o que pode levar a uma valorização das ações no médio e longo prazo.


“As ações (valorização dos ativos no mercado brasileiro) cresceram 40% em 2016, mas ainda tem muito espaço para crescer. Quem entrar agora ainda consegue comprar bem. Acredito que é uma boa opção colocar um pouco para aumentar o rendimento anual, mas também é preciso cautela porque a economia ainda está muito imprevisível”, afirma o economista Gilberto Barbosa. (Irna Cavalcante)

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia