Gatos e árvores em volta e um silêncio quebrado apenas pelo canto dos pássaros e do vento. É para este ambiente que Vivian de Pontes Vieira, 35, se desloca “com todo o prazer” para trabalhar todos os dias. Há cerca de dois anos, desfez sociedade e trocou o escritório de arquitetura por seu ateliê de cerâmica, instalado em um sítio da família em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
É entre barro, peças inacabadas - como panelas e pingentes vermelhados pela primeira queima no forno - e outras já esmaltadas - brilhantes e coloridas, prontas para a venda - que a artista vê materializado o sonho de ter a própria marca e de poder se dedicar totalmente ao que sempre quis: ser ceramista profissional. “Resolvi transformar o meu hobby em negócio e abri a Bone Ceramics. Comecei apenas com acessórios de moda e ultimamente tenho tido muitos pedidos de peças de casa e de utilitários para restaurantes”.
Quanto à crise econômica, Vivian diz não ter sentido seus efeitos, pois vem conseguindo manter-se tranquilamente de pé no mercado, graças a um aumento gradual na demanda. “Acho que nunca trabalhei tanto. Faço muita coisa por encomenda e existe ainda um retorno ao feito à mão. Hoje, isso vem sendo muito valorizado: coisas que são difíceis de reproduzir”.
Conforme detalha a artista, o incremento nas vendas, iniciado no final do ano passado, se deve à personalização de cada peça e também a um estímulo essencial: a exibição de suas cerâmicas em edições do Babado Coletivo, feira conhecida por reunir empreendedores locais que aplicam a criatividade nos segmentos de arte, moda, design, música e culinária.
Além de comercializar peças para pessoas físicas e restaurantes, Vivian confecciona colares, brincos e arranjos de cabelo para lojas de moda. Neste momento, se prepara para modelar cerca de 350 peças de cerâmica - entre brincos e colares - para a marca cearense de moda praia Água de Coco.
Com demanda e público-alvo variável, os preços dos itens da Bone Ceramics variam de R$ 40 a R$ 200. O investimento inicial, apenas com equipamento, chegou à casa dos R$ 20 mil.
Vendas online
Tradicionais em suas feituras, a cerâmica e a porcelana trabalhadas por Vivian ganham visibilidade na Internet - Instagram e comércio eletrônico -, principal canal de vendas da empresa, responsável por ampliar o alcance de consumidores por todo o Brasil. Entretanto, segundo a ceramista, o volume de compras no Nordeste ainda supera ao das demais regiões.
Nunca faltam pedidos, mas as vendas ainda são insuficientes para gerar lucro e tornar o negócio sustentável. “O ateliê se sustenta, mas não para manter meu estilo de vida. Tenho uma filha e hoje a Bone não me sustentaria”.
Com planos de fazer o negócio “caminhar com as próprias pernas”, Vivian dá aulas esporádicas de modelagem no ateliê, gerencia as redes sociais da empresa e trabalha até mesmo nas embalagens das peças para entrega.
Sem perspectiva de vir a ter sócios, dada a dificuldade de encontrar “uma pessoa que também sonhe o seu sonho”, ela planeja contratar apenas um ajudante. A aposta é que é só “questão de tempo para o negócio engatar”. (Ligia Costa)
NÚMEROS
350
peças de cerâmica é o que Vivian irá criar para a marca cearense Água de Coco
SERVIÇO
Bone Ceramics
Instagram: @boneceramicswww.boneceramics.iluria.com
Telefone: (85) 99953 3307Faber Co.Criação
Instagram: @fabercocriacaoEndereço: Av. Barão de Studart 1165 sl.802
Multimídia
Veja vídeo com entrevista e trabalho de Vivian de Pontes: http://bit.ly/2cVlJ8F
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016
Jornal de Hoje | Economia