[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] 430 mil clientes podem perder tarifa social | Economia | O POVO Online
Conta de energia 17/04/2015

430 mil clientes podem perder tarifa social

Cerca de 430 mil clientes residenciais de baixa renda podem perder o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) se não se recadastrarem
notícia 2 comentários
{'grupo': 'Da Reda\xe7\xe3o O POVO', 'id_autor': 16390, 'email': 'artumira@opovo.com.br', 'nome': 'Artumira Dutra '}
Artumira Dutra artumira@opovo.com.br
Compartilhar


Consumidores residenciais de baixa renda em todo o Estado, cerca de 430 mil segundo a Companhia Energética do Ceará (Coelce), podem perder o direito à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) se estiverem com o Número de Inscrição Social (NIS) vencido há mais de dois anos e não se recadastrarem até o próximo dia 30 de abril.

 

Nesse caso têm que procurar a prefeitura da cidade onde moram e depois a Coelce para não perder os descontos. Os beneficiários da TSEE, consumidores residenciais baixa renda que representam cerca de 1,2 milhão dos clientes, têm redução de 65% (desconto máximo) para um consumo mensal de até 30 quilowatts/hora (kWh).


O advogado Raul Amaral explica que a ameaça de perda do benefício ocorre porque a Resolução Normativa nº 572, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), atualizou as regras para recebimento da TSEE-Baixa Renda, mudando a Resolução Normativa nº 414.


“Em suma, apenas os clientes que estiverem com os dados atualizados nos Programas Sociais do Governo Federal poderão receber a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE)”, destacam Raul Amaral e Bernardo Viana da R Amaral Advogados.


Acrescentam que para continuar recebendo o benefício da tarifa social, os clientes da Coelce que não atualizaram os dados em dia, precisam realizar recadastramento junto às Prefeituras Municipais.


Prazos

De acordo com os advogados foram estabelecidos prazos alguns até já esgotados. Por exemplo, os enquadrados no benefício que não tivessem o Número de Inscrição Social (NIS) ou o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social localizados na base do Ministério do Desenvolvimento Social, que apresentaram renda per capita irregular ou que tiveram o Número de Benefício (NB) desativado tinham até 30/12/2014 para se regularizar.

 

Outro prazo já esgotado, no final de fevereiro deste ano, determinava que atualização para cearenses que estão com o benefício da TSEE cadastrado em mais de uma unidade consumidora. Pela lei, o desconto só pode ser dado para uma unidade consumidora.

 

SERVIÇO

 

Para obter mais informações


Coelce

Onde: www.coelce.com.br

Fone: 0800.285.0196


Saiba mais


Os descontos da tarifa social


Redução de 65% na tarifa de energia elétrica para quem consome até 30 quilowatts/hora (kWh) por mês

Redução de 40% para aqueles com consumo entre 31 e 100 kWh/mês

-10% de desconto para famílias que gastam de 101 a 220 kWh/mês

 

Compartilhar
espaço do leitor
Antonio Pinheiro 17/04/2015 12:18
Mais uma maldade da gerentona do caos e do PT, mudam as regras sem avisa, tudo isso para tirar centenas de milhares das costas do governo, para poderem economizar e pagar os maiores juros do mundo aos banqueiros.
Gervasio Trigueiro 17/04/2015 11:35
Resumindo pobre so tem o direito a votar neles mesmos os politicos.Em ano de eleição aplica-se o calote. 20% de desconto em energia, bolsa de tudo, passou a eleição tome peia. Quando será que estes pobres vão aprenderem que esmolas grande ate cego desconfia? O Nordeste precisa ter bergonha na cara.
2
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia