Bancos 24/09/2014

Bancários decidem hoje se entrarão em greve

Bancários se reúnem em assembleia hoje, a partir das 19h, para votar deflagração de greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'Da Reda\xe7\xe3o O POVO', 'id_autor': 18795, 'email': 'teresafernandes@opovo.com.br', 'nome': 'Teresa Fernandes '})
Teresa Fernandes teresafernandes@opovo.com.br


“Está fechada? É greve?”, questionou uma cliente que chegava à agência do Banco do Nordeste na rua Major Facundo por volta das 10h30min. Além da unidade, também foram interrompidas por uma hora as atividades da agência Santander na mesma rua. O Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE) está promovendo paralisações de advertência até a próxima sexta-feira com uma peça de teatro para esclarecer reivindicações da categoria.


Hoje, os bancários se reúnem em assembleia, a partir das 19h com a expectativa de deflagrar greve geral por tempo indeterminado a partir da terça-feira. Clientes já sentem os impactos das paralisações.


Pelo segundo dia consecutivo, a confeiteira Ana Cristina Ramos, 36, sai do Jardim Violeta para o Centro para desbloquear um cartão, sem sucesso. De acordo com ela, as paralisações e a possível greve prejudicam os clientes. “Eles querem aumento, mas nós precisamos resolver nossos problemas. Eu trabalho e tive que parar tudo para vir aqui”, criticou.


Sem estar informada da paralisação, a jovem aprendiz Sheila Maria Ricardo, 18, chegou cedo à agência bancária. “É meio chato porque eu tenho compromisso à tarde. Não sabia da paralisação”, destacou. Sheila disse não apoiar as reivindicações dos bancários por desconhecimento.


Mesmo sem saber exatamente quais são as reivindicações dos bancários, o fazendeiro aposentado Francisco Noeme Fernandes, 85, disse apoiá-los. “Eu acho que se a greve é geral, existe necessidade. Se fosse um banco só, tudo bem, mas são todos”.


Negociação

Foram realizadas sete rodadas de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional de Bancos (Fenaban). A última foi realizada no dia 19 de setembro. Enquanto os bancários pedem 12,5% de reajuste (5,78% de aumento real), a Fenaban oferece reajuste de 7,5% para o piso da categoria e 7% para os demais salários.

 

A greve poderá ser decretada pelo 12º ano consecutivo em todo o País, segundo o presidente do Sindicato, Carlos Eduardo Bezerra. De acordo com Bezerra, além de questões salariais, a paralisação tem como objetivo trazer ganhos sociais para os trabalhadores, com mais contratações e redução da exigência de metas abusivas.


Por meio de nota, a Fenaban reiterou que enviou proposta de negociação para os bancários e que ainda espera uma negociação. “A proposta dos bancos está na mesa de negociações para ser debatida com o movimento sindical”.

 

Saiba mais


Tamanho do setor

No Brasil, há mais de 22 mil agências de mais de 150 bancos com cerca de 500 mil trabalhadores.

No Ceará, são 10 mil bancários distribuídos em 508 agências de 22 bancos em 184 municípios.


Os números são do Banco Central e do SEEB/CE.

 

> TAGS: greve bancários
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia