Empréstimo consignado 04/08/2014

Saiba como utilizar o crédito corretamente

O crédito consignado possui juro mais baixo que o oferecido pelos bancos. Contudo a operação de empréstimo exige do contratante planejamento, já que as parcelas fixas são descontadas diretamente na folha de pagamento
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'Da Reda\xe7\xe3o O POVO', 'id_autor': 16390, 'email': 'artumira@opovo.com.br', 'nome': 'Artumira Dutra '})
Artumira Dutra artumira@opovo.com.br


Cada vez mais utilizado, o empréstimo consignado pode ser uma opção para pagar , por exemplo, o rotativo do cartão de crédito ou do cheque especial em situações de emergência. Mas hoje, provavelmente, tem muita gente utilizando sem uma real necessidade. Essa é uma das conclusões da pesquisa realizada pelo Portal Meu Bolso Feliz, iniciativa de Educação Financeira do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Ela mostra que três em cada dez brasileiros (34%) já fizeram empréstimos consignados.


“Mesmo considerando que a pesquisa só foi aplicada nas capitais, é um número expressivo”, comenta o gerente financeiro do SPC Brasil, Flávio Borges, lembrando que a modalidade tem um saldo de cerca de R$ 250 bilhões emprestados. Acrescenta que muita gente pega sem estar precisando e não se dá conta que, mesmo pagando juros mais baratos vai estar reduzindo sua renda.


Por isso, os especialistas alertam que, o empréstimo consignado é um tipo de operação de crédito - um empréstimo pessoal - que é descontado diretamente, em parcelas mensais fixas, da folha de pagamento ou do benefício previdenciário do contratante. Por isso, é preciso ficar atento ao fato de que ao pegar um consignado, a pessoa passará a receber menos a cada mês, pois a parcela mensal já virá descontada de seu salário durante todo o período de pagamento do crédito.


Planejamento

Borges destaca a necessidade de fazer planejamento, de ter controle sobre todos os gastos para tomar as melhores decisões. “Interessante observar que o consignado pode ser uma ferramenta para se reorganizar financeiramente.

 

“Imagine quem está devendo no cartão de crédito e está entrando numa situação financeira complicada. Se fizer o empréstimo consignado ele vai poder quitar essa dívida alta e sair do sufoco”, diz, considerando que o empréstimo pode ser feito mesmo por quem está com o nome negativado.


O vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Miguel Ribeiro Oliveira, afirma que esse tipo de empréstimo é o mais indicado para quem necessita de crédito.


“Não considerando aqui o financiamento para compra de imóvel (crédito habitacional) nem compra de veículo esta é a modalidade que possui a menor taxa de juros do país, menor até do que o penhor de joias da Caixa Econômica Federal”, completa, considerando que é interessante para aqueles que necessitam de dinheiro para pagar uma dívida ou até pagar um empréstimo com juros mais elevados como o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito.


Mas o especialista reforça a orientação do SPC Brasil de que só deve contratar este tipo de crédito aquele consumidor que efetivamente necessite de crédito ou que precise liquidar empréstimos mais elevados como o cartão de crédito e cheque especial que possuem juros muito mais elevados. Miguel Ribeiro adianta que a maior vantagem do consignado é o custo deste tipo de empréstimo que é muito menor do que outros tipos de empréstimo.


“Um cliente paga uma taxa de juros média mensal em um empréstimo normal no banco de 3,45% (50,23% ao ano), enquanto no crédito consignado paga uma taxa de 1,92% ao mês (25,6% ao ano) “, conclui.

 

> TAGS: economia
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia