[an error occurred while processing this directive] Crise na saúde. Alto escalão das secretarias de Saúde no CE ocupou cargos no ISGH | DOM. | O POVO Online
Reportagem.dom 31/05/2015

Crise na saúde. Alto escalão das secretarias de Saúde no CE ocupou cargos no ISGH

notícia 7 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 18796, 'email': 'carlosmazza@opovo.com.br', 'nome': 'Carlos Mazza'}
Carlos Mazza carlosmazza@opovo.com.br
RODRIGO CARVALHO
Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar: entidade é responsável por mais de R$ 400 milhões em contratos

Para além do custeio da saúde, chama a atenção a rede de ligações entre o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e o alto escalão da Saúde no Ceará. Os secretários da área tanto no Estado (Henrique Javi) quanto em Fortaleza (Socorro Martins) são ex-presidentes do ISGH.


Com método de operação simplificado - podendo fazer compras e contratações com prazos menores e sem licitação -, o modelo de gestão da Organização Social (OS) divide opiniões e exige maior transparência e controle.
 

Fátima Nogueira e Lilian Beltrão, duas gestoras da Sesa, também são sócias-fundadoras do ISGH. Ambas já assinaram dispensas de licitação feitas para firmar contratos entre a OS e o Estado. Humberto Dantas, diretor da Secretaria da Saúde de Fortaleza, também assinou documentos como representante do ISGH.
 

“Não existe qualquer conflito. Quando aceitei o convite (para ir para a Sesa), saí do ISGH. As pessoas cobram que o governo escolha bons técnicos, pessoas que se destacam. Creio que, se ele (Camilo Santana) me escolheu, é porque viu essas qualidades em mim”, justifica Henrique Javi.
 

Sobre sua esposa, Carla Porto, também ser funcionária do ISGH, Henrique esclarece: “Ela chegou lá antes de mim, foi minha chefe. Conheci ela e começamos a namorar lá”, conta o gestor.
 

Em relação aos contratos sem licitação com o ISGH, Javi destaca legalidade do processo. “É um dispositivo da lei que permite essa inexigibilidade quando envolve instituição já qualificada tecnicamente, sem quaisquer fins lucrativos.” Javi ressalta que nenhum dos sócios da OS recebe remuneração. Questionado sobre salário de dirigentes, estimou valor de cerca de R$ 14 mil.
 

A reportagem procurou a Sesa e o ISGH em busca de dados sobre gastos em unidades de Saúde. Ambas afirmaram que só responderiam na próxima segunda-feira.

O POVO procurou a secretária Socorro Martins, através daassessoria de imprensa da SMS, mas não obteve resposta. (Carlos Mazza
e Plínio Bortolotti) 

 

Saiba mais

 

A reportagem visitou a sede do ISGH em Fortaleza, em galpão próximo ao Hospital Waldemar Alcântara, no Guajiru. Ao notar presença da equipe, seguranças fecharam os portões do prédio, que não possui qualquer identificação.
 

Fotógrafo do jornal ainda tentou, por meio da assessoria do órgão, ter acesso ao prédio - o que foi negado. Um dos seguranças ainda questionou a equipe: “É denúncia, é?”. No passado, o terreno já foi utilizado como estacionamento do hospital.  

espaço do leitor
Ze Facilitador 26/09/2016 23:01
ISGH está quebrando o HOSPITAL DE MESSEJANA (CORAÇÃO)
maria 16/08/2015 15:57
e preciso uma fiscalizaçao fiscal,esse instituti nao trabalho em funçao das leis trabalhistas.se vc reclama e demitido e o dinheiro nao esta sendo bem administrado,pois o instituto nao tem competencia e onde ta a competencia do mpf e quem e o verdadeiro beneficiadobpor esse instituto?
Funcionário em busca de seus DIREITOS. 02/06/2015 08:46
Sou funcionário da empresa ISGH, fui avisado de forma verbal que neste mês de junho é o mês de minhas férias, já passou 3 dias do pagamento previsto em Lei e até agora nada de dinheiro para passas as férias.
Regina 01/06/2015 17:29
Pura briga política, quando uma instituição seria como ISGH não se corrompe como a maioria,aparecem as calúnias dos invejosos.
Newton Lacerda 31/05/2015 22:37
Que recebe muito dinheiro da sesa
Ver mais comentários
7
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>