Sua perna incha ou fica dormente? Você tem calos no pé? Faz atividades físicas? Essas perguntas conseguem salvar vidas. A partir de questionamentos simples, sérias doenças vasculares podem ser evitadas. Para ampliar ações preventivas, o projeto Check-up Vascular foi à Praia de Iracema, ontem, para que estudantes de Medicina examinassem a população e fornecessem informações. A ação ocorreu em cima de uma carreta e reuniu 120 especialistas.
“A busca por pequenas lesões são grandes sinais”, frisou o cirurgião vascular Fábio Pereira, que veio do Espírito Santo para participar do XI Encontro Norte Nordeste de Angiologia, Cirurgia Vascular e Endovascular, que começa hoje. De acordo com o especialista, as doenças vasculares costumam surgir em pessoas com diabetes, hipertensão, alta taxa de colesterol, obesidade e sedentarismo. “Para identificar alguma patologia, é preciso estar atento à calosidade e lesões nos pés, além dos valores de glicemia”, alertou.
Para o membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV-CE), Luiz Noleto, a população precisa se informar mais. “Tem gente que só procura o médico quando o pé, ferido por causa do diabetes, já está apodrecendo. Por isso, a incidência de amputações ainda é alta”, informou. Avaliações como as realizadas ontem podem ainda detectar a presença de algum aneurisma. “Uma apalpação abdominal consegue identificar e evitar que o aneurisma embolize, e impeça a circulação, ou até rompa. Em apenas 5% dos casos de rompimento, o paciente consegue chegar ao hospital”, detalhou.
Cuidados
Nem precisa ter mais de 60 anos para se preocupar com hipertensão ou diabetes. O advogado mineiro Thiago Naves, 35, de visita à Capital, estava caminhando na Praia de Iracema quando resolveu participar da ação. “Os homens descuidam muito da saúde, e eu procuro ir no caminho contrário. Tenho pessoas na família que tiveram problemas vasculares por fumar, serem gordas. Agora correm atrás do prejuízo”, contou.
Para os futuros médicos, a experiência de estar em contato com as pessoas, ouvindo problemas e tentando identificar indícios de alguma doença, contribui para a formação. “Temos uma população idosa em crescimento, nosso papel é fazê-la envelhecer com mais saúde”, avaliou Lays Lima, estudante do sétimo semestre de Medicina. (Sara Oliveira)
Serviço
XI Encontro Norte Nordeste de Angiologia, Cirurgia Vascular e Endovascular
Onde: Seara Praia Hotel
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016
Jornal de Hoje | Página Cotidiano