Segurança 05/09/2016

Fortaleza registra quatro roubos a ônibus por dia

Mais de mil roubos a coletivos foram contabilizados entre janeiro e julho deste ano na Capital, segundo o Sindiônibus. Sindicato dos trabalhadores diz que o número é maior
notícia 1 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19027, 'email': 'jessikasisnando@opovo.com.br', 'nome': 'J\xe9ssika Sisnando '})
Jéssika Sisnando jessikasisnando@opovo.com.br
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19031, 'email': 'rubensrodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Rubens Rodrigues'})
Rubens Rodrigues rubensrodrigues@opovo.com.br
CAMILA DA ALMEIDA
Maioria dos assaltos, conforme sindicato dos trabalhadores, acontece em dias de grandes eventos

Atualizado às 14h10min

Pelo menos quatro ônibus são assaltados, por dia, em média, em Fortaleza. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado (Sindiônibus) contabiliza 1.032 casos, entre os meses de janeiro a julho deste ano. No mesmo período de 2015, foram 895 casos, conforme balanço da entidade. 

De acordo com o Sindiônibus, o balanço deste ano aponta 190 casos em janeiro, 120 em fevereiro, 140 em março, 124 em abril, 148 em maio, 182 em junho e 128 em julho. 

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro), Tobias Brandão, diz que os números não correspondem à realidade, pois são contabilizados pelo Sindiônibus apenas os casos em que os criminosos roubam o caixa dos coletivos. Ele afirma que, em muitos dos assaltos, são roubados apenas passageiros.

Segundo o diretor, a maioria dos ataques acontece em dias de eventos como partidas de futebol ou festas na Capital, são os chamados arrastões — que, ele reforça, não entram nessa conta do Sindiônibus quando não envolvem roubo ao veículo.

+ Ouça entrevista com o diretor do Sintro, Tobias Brandão, à Rádio O POVO CBN (FM 95.5 AM 1010) 

Motorista atacado

Na última quinta-feira, motorista que fazia a linha Conjunto Ceará - 4ª etapa foi esfaqueado durante um roubo. Em protesto contra a violência, motoristas e cobradores paralisaram as atividades no terminal do bairro durante duas horas.

O motorista que foi vítima da ação disse que demorou para entregar o relógio e acabou ferido no peito. Há 17 anos, ele atua na área e foi roubado três vezes, mas nunca tinha sido lesionado.

Para o presidente do Sintro, Domingo Neto, os trabalhadores fizeram a paralisação para chamar atenção das autoridades, especificamente, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para que as Polícias Militar e Civil, além da Guarda Municipal (órgão da Prefeitura), possam se mobilizar e evitar que os profissionais do transporte público se tornem vítimas da violência. Em nota, a SSPDS afirmou que “o motorista foi atingido superficialmente por uma faca, sem gravidade”. Conforme a pasta, dois suspeitos cometeram o crime, mas ainda não foram presos.

Saiba mais

Trabalhadores vítimas

Após a série de ataques a ônibus, em que os veículos eram queimados, no primeiro semestre deste ano, houve um motorista que sofreu queimaduras e ficou com 70% do corpo queimado, em abril, em Pacatuba (Região Metropolitana de Fortaleza).

Ainda em 2014, o motorista Matias Morais, de 58 anos, foi morto e o cobrador Francisco Valderir Carneiro, baleado durante roubo ao coletivo em que eles estavam. De acordo com o diretor do Sintro, Tobias Brandão, o trabalhador ferido ficou paraplégico.

espaço do leitor
dulce 05/09/2016 11:11
Esse profissionais além de insalubridade, deveriam ter direito também a adicional de periculosidade. É muita violência a que todos os cidadãos são submetidos diariamente.
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano