Há 412 era fundado o Forte de São Tiago, na atual Barra do Ceará. O local que antes recebeu as caravelas dos portugueses hoje dá lugar a passeios de barco de visitantes. A história dessa construção, estabelecida em 1603 na margem direita da foz do rio Ceará, constitui uma das versões para a origem da Capital. A comemoração contou com um passeio de barcos gratuito ao pôr do sol.
O aniversário oficial de Fortaleza é celebrado no dia 13 de abril, a partir da fundação da vila há 290 anos, mas a existência de outras fortificações antes de 1726 é conhecida e há pelo menos três versões de onde seria o núcleo gerador da Cidade. “A origem é aqui”, afirma o pesquisador e historiador Adauto Leitão, defensor de que o Marco Zero de Fortaleza está na Barra. Ele explica que a existência de um porto, do comércio na beira do rio e da câmara, registrada nos Arquivos Históricos Ultramarinos (AHU), comprova essa ideia.
Em 1603, Pero Coelho de Sousa, primeiro europeu a tentar colonizar o Ceará, recebeu o título de capitão-mor e, com o objetivo de abrir caminhos para o Maranhão, estabeleceu um posto militar à margem do rio Ceará, na época chamado Fortim de São Tiago. Pero Coelho saiu da região em razão da seca alguns anos depois. O forte foi destruído e no lugar dele surgiu o Forte de São Sebastião.
Memória
Na tarde de ontem, houve a tradicional travessia de barcos no rio Ceará, programação gratuita no dia de comemoração. O barqueiro José Dilson Góes, 60, mora no bairro desde que nasceu. Ele relata que, quando criança, escutava histórias da chegada dos navios contadas pelo pai e pelo avô, de quem herdou a profissão.
Para Luiz Freire, 27, o dia de comemoração é importante por contribuir para o sentimento de pertença dos moradores. O estudante de artes visuais atua para promover a valorização do bairro por meio de ocupações culturais, onde realiza atividades como capoeira, exposição de fotos, oficinas de desenhos e contação de histórias sobre o surgimento do local. “É importante que as novas gerações tenham conhecimento da nossa história”, defende.
Frase
O ANIVERSÁRIO OFICIAL DE FORTALEZA É NO DIA 13 DE ABRIL, A PARTIR DA FUNDAÇÃO DA VILA, MAS A EXISTÊNCIA DE OUTRAS FORTIFICAÇÕES ANTES DE 1726 É CONHECIDA
Saiba mais
O 2º forte: Entre 1611 e 1612 Martim Soares Moreno retorna ao Ceará como capitão-mor e ergue o forte São Sebastião, onde antes foi edificado o São Tiago. O forte foi tomado em 1637 pelos holandeses.
O 3º forte: Em 1649, holandeses tentaram ocupar a área sob comando de Matias Beck. No Mucuripe, em abril de 1649, ele instalou um forte próximo ao Pajeú. O local foi chamado de Schoonenborch. Em 1654, com a expulsão dos holandeses de Recife, foi abandonado. Tropas sob o comando de Álvaro de Azevedo Barreto tomaram o forte em 1654, que passou a se chamar Nossa Senhora da Assunção.
A 1ª vila: Em 13 de fevereiro de 1699, a Coroa Portuguesa criou a vila de São José de Ribamar. Passou por Aquiraz, pelo Pajeú e pelo rio Ceará, até que, em junho de 1713, a vila de São José de Ribamar foi instalada em Aquiraz.
A 2ª vila: Após ataque à vila, os sobreviventes buscam abrigo no forte do riacho Pajeú. Em 13 de abril de 1726, foi instalada a segunda vila. As duas reivindicavam o nome São José de Ribamar.
Em 1728, ordem régia manteve as duas.
Capital: Em 1799, o Ceará foi desmembrado de Pernambuco e Fortaleza foi confirmada Capital.
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016
Jornal de Hoje | Página Cotidiano