[an error occurred while processing this directive] Alianças de facções fortalecem o crime organizado | O POVO
Tráfico 28/01/2016

Alianças de facções fortalecem o crime organizado

Acordos de paz entre gangues rivais podem gerar a consolidação de associações criminosas em Fortaleza e na Região Metropolitana
notícia 28 comentários
{'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 16431, 'email': 'thiagopaiva@opovo.com.br', 'nome': 'Thiago Paiva '}
Thiago Paiva thiagopaiva@opovo.com.br

Atualizada às 16h26min

 

Em motocicletas, gritando e soltando fogos, o grupo de aproximadamente 30 homens circulou por ruas do Parque Dom Pedro e do Barrocão, localidades do bairro Jabuti, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Percorreram também o vizinho bairro Pedras, já na Capital. Comemoravam “acordo de paz”, entre facções outrora rivais firmado no último dia 21. Situação semelhante aconteceu segunda-feira, 25, entre comunidades da Aldeota.

Pactos como esses, antes considerados casos isolados, se tornaram cada vez mais recorrentes no Ceará. Há registro de casos semelhantes em comunidades da Capital como Castelo Encantado, Panamericano, Vila Velha, Conjunto Palmeiras, Meireles, Papicu, Lagoa Redonda e Sapiranga.

Na avaliação de especialistas, essa situação pode contribuir para a consolidação do crime organizado no Estado. “Quanto mais o crime organizado se estrutura, mais difícil será combatê-lo. Se ele alcançar a capacidade de estabelecer uma relação empresarial, com a distribuição de cargos, será ainda mais difícil desmantelar esse tipo de atividade”, analisa o cientista político Emmanuel Nunes Oliveira, membro do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (Nupps) da Universidade de São Paulo (USP).


As alianças registradas até agora seguem o padrão de “pacificação” adotado por grandes facções como o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC). Nunes recomenda que o Ceará intervenha o quanto antes no estabelecimento dessas organizações, através da ocupação territorial e da quebra das cadeias de comando. “O Estado não pode permitir que essas organizações o suplantem nas comunidades”.

Segurança
Secretário-adjunto da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o coronel Lauro Prado afirma que todas as formas de “união entre criminosos” preocupam e a secretaria está atenta a essas situações. Ele nega, entretanto, que a pasta tenha provas concretas dessas alianças. “O que temos visto, na verdade, é que está havendo uma intervenção da Polícia nessas áreas antes dominadas pelo tráfico. E algumas ações, como a identificação e prisão de bandidos, estão surtindo efeito”, diz.

 

+ Confira entrevista com o jornalista Thiago Paiva concedida à rádio O POVO/CBN sobre os bastidores da notícia

espaço do leitor
BATISTA 01/02/2016 11:09
se isso é verdade, os traficantes estão mais espertos que o estado. Se o Estado quer acabar com o traficante, deve liberar as drogas para a venda em farmácias, diminuiria os gastos com presídios e geraria imposto. Traficante esperto, compraria uma farmácia. todos estariam felizes para seMpre
Ademir Oliveira Silva 29/01/2016 13:16
Secretário de segurança ultrapassado e neófito, policia acéfala, imprensa e políticos demagogos, políticas públicas ridículas, dados mentirosos... mas quem paga o preço é o cidadão. Em muito breve, teremos a capital mais violenta do Brasil e o Estado também.
deborah 29/01/2016 12:26
A criminalidade está geral! Não tem hora e nem lugar!!!
markus 28/01/2016 14:07
SE OS ÓRGÃOS DA MÍDIA TELEVISIVA E ESCRITA NÃO SE MANIFESTAR PEDINDO SOLICITANDO AÇÃO DA SECRETARIA DE SEGURANÇA EM NADA ADIANTARÁ ESPERAR QUE ACONTEÇA ALGO DE NOVO NA SEGURANÇA PÚBLICA. ESTAMOS SENDO COLOCADO NUM CANTO DE PAREDE E NADA ESTÁ ACONTECENDO NO BENEFICIO DA POPULÇÃO...A CIDADE MAIS VIOLENTA DO PAÍS TITULO FUNESTRO...QUE PENA OBRIGADO MARKUS
markus 28/01/2016 14:03
OS JORNAIS TEM QUE NOS AJUDAR,BATENDO NA MESMA TECLA PEDINDO REAÇÃO AÇÃO DAS AUTORIDADES,OFERECENDO BONS SALARIOS AOS POLICIAIS E UMA ESTRATÉGIA DE AÇÃO MAIS FORTE CONTUDENTE,COM BLITZES EM TODOS OS NIVEIS E TOLERANCIA ZERO....POLICIAL NAS RUAS, OBRIGADO MARKUS
Ver mais comentários
28
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano