[an error occurred while processing this directive]
Atualizada às 16h26min
Em motocicletas, gritando e soltando fogos, o grupo de aproximadamente 30 homens circulou por ruas do Parque Dom Pedro e do Barrocão, localidades do bairro Jabuti, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Percorreram também o vizinho bairro Pedras, já na Capital. Comemoravam “acordo de paz”, entre facções outrora rivais firmado no último dia 21. Situação semelhante aconteceu segunda-feira, 25, entre comunidades da Aldeota.
Pactos como esses, antes considerados casos isolados, se tornaram cada vez mais recorrentes no Ceará. Há registro de casos semelhantes em comunidades da Capital como Castelo Encantado, Panamericano, Vila Velha, Conjunto Palmeiras, Meireles, Papicu, Lagoa Redonda e Sapiranga.
Na avaliação de especialistas, essa situação pode contribuir para a consolidação do crime organizado no Estado. “Quanto mais o crime organizado se estrutura, mais difícil será combatê-lo. Se ele alcançar a capacidade de estabelecer uma relação empresarial, com a distribuição de cargos, será ainda mais difícil desmantelar esse tipo de atividade”, analisa o cientista político Emmanuel Nunes Oliveira, membro do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (Nupps) da Universidade de São Paulo (USP).
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016
Jornal de Hoje | Página Cotidiano