[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive]
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) orienta que seja evitada a divulgação, nas redes sociais, de boatos sobre violência e supostos ataques criminosos em Fortaleza. A circulação de falsas informações sobre ações criminosas se intensificou no último domingo, 15, e ontem, especialmente no aplicativo Whatsapp.
A orientação foi dada pelo secretário-adjunto da SSPDS, coronel Lauro Prado, no fim da manhã de ontem, durante entrevista coletiva na sede da pasta. O coronel pediu que todos evitem os compartilhamentos de áudios que fomentem o clima de terror — que se fortaleceu na Cidade depois da chacina na Grande Messejana na última quinta-feira, 12. Ele relatou que está com policiais especializados na área de informática para identificar de onde estão partindo os boatos.
“Não são verdade os fatos denunciados. Tivemos, realmente, duas ocorrências: tocaram fogo numa viatura do 8º Distrito Policial e efetuaram disparos na unidade da Polícia Militar no Montese. Fora esses dois fatos, os demais são boatos. E a Segurança Pública está aqui para garantir à população como um todo que a sua integridade será mantida”, frisou o secretário-adjunto.
Às 18h26min do último domingo, dois homens em uma motocicleta atearam fogo em uma viatura da Polícia Civil que estava parada em frente ao 8º Distrito Policial, no Conjunto Prefeito José Walter. Conforme a SSPDS, as imagens das câmeras de monitoramento da delegacia flagraram a ação criminosa. Ninguém foi preso por participação nesse caso.
Já às 21h22min, a SSPDS registrou disparos contra a entrada do quartel da 3ª Companhia do 6º Batalhão da Polícia Militar, na avenida João Pessoa. O Batalhão de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) prendeu um suspeito de executar o ataque. Segundo a SSPDS, o paulista Luís Fabiano Ribeiro Brito, 42, responde na Justiça por tráfico e roubo. Ele foi encontrado com o carro que teria sido utilizado na ação.
“Foi encontrada uma cápsula de calibre 380 compatível com as encontradas no quartel. O homem foi conduzido à Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e autuado em flagrante por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo. A Polícia vai aprofundar as investigações para descobrir as intenções do paulista no Ceará, além de identificar e prender os comparsas de Luís Fabiano”, divulgou a SSPDS, em nota.
A Secretaria da Segurança informou ainda que está desenvolvendo ações para combater a criminalidade no Estado e que, caso os cidadãos tenham informações que possam auxiliar o trabalho de investigação, entrem em contato com o Disque Denúncia (181) ou com a Ciops (190).
Crime
Boatos
Saiba mais
O que diz a lei
Compartilhar boato na Internet é crime previsto no Código Penal Brasileiro, no artigo 340, sobre comunicação falsa de crime ou de contravenção: Provocar ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado.Pena: detenção, de um a seis meses, ou multa.
2 é o total de ataques registrados
12 é o total de boatos em redes sociais apurado pelo O POVO ontem
pela PolíciaErro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016
Jornal de Hoje | Página Cotidiano