[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Como transformar a tecnologia de adversária em aliada na sala de aula | O POVO
Tecnologia 23/02/2015

Como transformar a tecnologia de adversária em aliada na sala de aula

Telefones celulares e tablets são frequentemente encarados como inimigos dos professores na disputa por atenção em sala. Mas entender o funcionamento de equipamentos eletrônicos pode ser fonte de aprendizado
notícia 2 comentários
Compartilhar

Levar para a escola o mundo externo ainda é um desafio. Entender como equipamentos tecnológicos funcionam e como podem ser aplicados nas aulas, porém, pode trazer frutos desde o ensino fundamental. “Um dos grandes medos de hoje ainda é de que o aluno fique desfocado (com o uso de telefones celulares e tablets, por exemplo). O grande foco não é bloqueio, mas usar as ferramentas como aliadas”, ressalta Alisson Bezerra, analista de pesquisa e desenvolvimento do Sistema Ari de Sá Labs. O projeto é desenvolve tecnologias que auxiliem e incentivem o aprendizado.

 

Foi aliando esse conceito que Adeil Araújo, professor de Física da Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Jociê Caminha de Meneses, desenvolveu, com mais uma professora e seis alunos, o projeto de estudo e lançamento de foguetes visando à Mostra Brasileira de Foguetes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.


Para ele, não bastava ver o equipamento alcançar certas distâncias, mas analisar, com recursos de matemática e física, como isso ocorria. O que foi possível com ajuda de dois aplicativos para smartphones.


Usando o celular, os estudantes conseguiam gerar gráficos do lançamento com diversas grandezas (posição, tempo, velocidade) e também ter dados estatísticos dos pontos pelo qual o objeto passou. “Isso pode ser muito produtivo para um professor. A desmotivação do aluno vem da falta de interesse, porque ele não vê a aplicação real do conhecimento”, comenta Adeil.

 

Pedagogia

De acordo com o professor Alisson Bezerra, um dos questionamentos da interação com novas ferramentas é se há, realmente, aplicação pedagógica eficiente. “Vamos pesquisar muita coisa sobre realidade virtual, uso de áudio, vídeo, tablet. Há imensa possibilidade de coisas que pode implantar, mas ninguém sabe se realmente ajuda no aprendizado”. Entre elas, está o uso de jogos como ferramentas educativas - a chamada “gameficação”.

 

“Estamos abrindo uma caixa de Pandora e lidando com o novo”, comenta Adeil. Tais ferramentas levam a realidade para perto dos alunos e, consequentemente, motivam os estudos. “Física deveria ser ensinada como se ensina música: com instrumentos”. O professor considera que é possível driblar a deficiência estrutural da escola pública, de forma simples e eficiente, compensando a ausência de equipamentos com o uso de aplicativos, já parte do cotidiano dos estudantes.


Tempo de aprendizado

Resolver problemas com princípios de programação e ajuda de tecnologias resulta na otimização do tempo no aprendizado e na solução de problemas, frisa Teixeira Júnior, coordenador das turmas ITA/IME e de Tecnologias da Organização Educacional Farias Brito. “O aluno que aprende a desenvolver e organizar o pensamento com a ajuda da lógica de programação e desenvolvimento consegue replicar esse modelo em qualquer outra disciplina”.

 

Um exemplo é o estudo de história. Em vez de aprender fatos isoladamente, o aluno cria uma linha de relação entre eles. “É criada uma correlação lógica de efeito e consequência. (Os conceitos) não vão mais estar num plano unidimensional: o aluno vai vê-los no espaço”, diz Teixeira.


Investir na área ainda no ensino fundamental, ele aponta, influencia diretamente no nível superior. “Se ensina (tecnologia) desde cedo, faz com que uma geração de universitários fique mais capacitada a trabalhar com tecnologia de ponta”. (Mariana Freire)

> TAGS: educação
Compartilhar

Veja também

espaço do leitor
Estêvão Lima 06/10/2015 11:03
Tecnologia é usada como reforço aos conhecimentos dos alunos http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=30641:tecnologia-e-usada-como-reforco-aos-conhecimentos-dos-alunos&catid=209&Itemid=86
Estêvão Lima 06/10/2015 11:03
Tecnologia é usada como reforço aos conhecimentos dos alunos http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=30641:tecnologia-e-usada-como-reforco-aos-conhecimentos-dos-alunos&catid=209&Itemid=86
Estêvão Lima 08/03/2015 17:00
Muito interessante o uso da tecnologia na educação. Vocês já conhecem o trabalho que a EEFM PATRONATO SAGRADA FAMÍLIA desenvolve com tablets e Laboratório de informática?
3
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano