[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Retiros de Carnaval: a festa da fé | O POVO
Retiros 18/02/2015

Retiros de Carnaval: a festa da fé

Para fiéis, retiros no Carnaval renovam a fé. Católicos e evangélicos acreditam que alegria de encontro com Deus continua por todo o ano
notícia 6 comentários
{'grupo': 'especial para O POVO', 'id_autor': 16504, 'email': 'domitilaandrade@opovo.com.br', 'nome': 'Domitila Andrade'}
Domitila Andrade domitilaandrade@opovo.com.br
FOTO: MAURI MELO
A Adoração do Santíssimo foi um dos momentos mais comoventes da programação do Renascer, no Ginásio Paulo Sarasate
Compartilhar

“Todos nós somos templos vivos do Espírito Santo e todo templo precisa de purificação, restauração e renovação”. Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Maracanaú, na Região Metropolitana, padre Antônio Carlos cita São Paulo para explicar o que é mergulhar em uma experiência de fé por quatro dias. Se a Cidade tem se encontrado com o Carnaval, diversas congregações religiosas usaram o período como reafirmador de suas crenças.

 

A paróquia, comandada por padre Antônio, foi um dos 80 espaços no Ceará que aportaram entre domingo, 15, e ontem, 17, as ações no Renovar, promovido pela Renovação Carismática Católica. Participando do evento há quatro anos, a estudante Elissa Maria, 15, define os dias de adoração como “um lançar de redes para levar a mais pessoas a palavra de Deus”.

Logo ao entrar, quem procura o Renovar é contagiado pela vibração de jovens que, munidos de violões, passos ensaiados e cânticos de louvor, desejam bom dia. A universitária Monique Matos, 18, é uma delas. “Somos abençoados por uma alegria que não fim e a vontade é de repassar isso. Um sorriso é capaz mudar o dia de alguém”.

 

Não importa se católicos ou evangélicos, todos os fiéis falam de uma felicidade que não se encerra quando chega a Quarta-feira de Cinzas. No Acampamento Geração 10 - Crescendo com santidade, da Igreja Batista Comunidade do Amor, no Rodolfo Teófilo, o líder de operações César Xavier, 27, era uma das 180 pessoas que por quatro dias participa de cursos, momentos de reflexão, shows e gincanas. “É algo eterno, é uma alegria que não cessa”, relata.

 

A opinião é compartilhada pela decorada Priscila Cleiser. “É como se servisse para recarregar as baterias, fortalecer espiritualmente para o restante do ano”.

Para louvar
O padre Antônio Carlos segura acima da cabeça um ostensório dourado, em que carrega a hóstia, a representação católica do corpo de Cristo. Aos pares, coroinhas carregam lamparinas e velas e um cântico de louvor reverbera em todo o Ginásio Paulo Sarasate. Esse é a Adoração do Santíssimo, um dos momentos mais comoventes da programação de três dias que reúne 36 mil pessoas no Renascer, promovida pela Comunidade Católica Shalom.

 

É marcante a presença de jovens, como Rayane Vital, 14, que participava pela primeira vez do evento, que já está na 30ª edição. “O Renascer reafirma a minha fé, é experiência muito profunda com o amor de Deus”. E o espaço servia de comunhão. Gerlaine Belchior, 43, foi na companhia do filho João Vitor, 5. “Ele acorda pedindo para vir. E é um momento em que encontro o verdadeiro sentido da vida”.

Compartilhar
espaço do leitor
Brendo Silva 18/02/2015 16:27
A Hóstia Não Representa, ELA È JESUS!
Diego Freire 18/02/2015 16:12
No ostensório, a hóstia Santa, não é apenas uma representação do corpo de Cristo é o próprio Corpo e Sangue de Cristo, o maior e mais sublime mistério de Fé que é vivenciado a cada Santa Missa, quando o Sacerdote, PERSONA CRISTE, consagra o pão("ISTO É MEU CORPO") e o vinho("ISTO É ME
Diego Freire 18/02/2015 16:11
O ostensório não é apenas uma representação do corpo de Cristo é o próprio Corpo e Sangue de Cristo, o maior e mais sublime mistério de Fé que é vivenciado a cada Santa Missa, quando o Sacerdote, PERSONA CRISTE, consagra o pão("ISTO É MEU CORPO") e o vinho("ISTO É MEU SANGUE ").
Wladson Silva 18/02/2015 15:59
A hóstia não é um representação do corpo de Cristo, é o próprio corpo de Cristo para os Católicos
Wladson Silva 18/02/2015 15:57
A hóstia não é um representação do corpo de Cristo, é o próprio corpo de Cristo para os Católicos
Ver mais comentários
6
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano